I mostra de vídeos em alimentação infantil em Macaé:

atividade extensionista de promoção da alimentação saudável

Autores

  • Jane de Carlos Santana Capelli Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus UFRJ Macaé Professor Aloisio Teixeira
  • Isadora de Freitas Lyrio Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus UFRJ Macaé Professor Aloisio Teixeira
  • Camilla Medeiros Macedo da Rocha Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus UFRJ Macaé Professor Aloisio Teixeira
  • Guilherme Alvarenga dos Santos Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus UFRJ Macaé Professor Aloisio Teixeira
  • Leticia Maia Forte Marinho Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus UFRJ Macaé Professor Aloisio Teixeira.
  • Hugo Demezio Maia Torquato Paredes Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus UFRJ Macaé Professor Aloisio Teixeira.
  • Karite Sarti Pires Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus UFRJ Macaé Professor Aloisio Teixeira.
  • Alice Bouskela Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus UFRJ Macaé Professor Aloisio Teixeira.
  • Maria Fernanda Larcher de Almeida Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus UFRJ Macaé Professor Aloisio Teixeira.
  • Juliana Pontes da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus UFRJ Macaé Professor Aloisio Teixeira.
  • Vivian de Oliveira Sousa Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus UFRJ Macaé Professor Aloisio Teixeira.

Palavras-chave:

Educação permanente, Saúde da Criança, Alimentação Infantil, Promoção da Saúde

Resumo

As práticas alimentares saudáveis iniciadas no primeiro ano de vida da criança são incentivadas no campo da saúde pública, pela sua relação positiva com o processo saúde doença. Uma das formas de promover a alimentação saudável ocorre por meio da educação permanente em saúde, tendo-se como uma das estratégias o uso de vídeos educativos voltados ao tema. Objetivou-se divulgar os principais resultados adquiridos com profissionais de saúde e sociedade em geral participantes da I Mostra de Videos em Alimentação Infantil (IMVAI), realizado no município de Macaé. A IMVAI aconteceu entre abril e julho de 2014, com profissionais de saúde e público em geral. Nas sessões, eram apresentados 2 vídeos sobre alimentação infantil, totalizando 45 minutos. Após os vídeos, era aberto para debate com o grupo. Um total de 176 ouvintes participou da IMVAI, sendo 83% constituídos por agentes comunitários de saúde. Os vídeos geraram debates sobre a prática do aleitamento materno e, principalmente, sobre o consumo de alimentos ricos em açúcar, gordura e sal. Conclui-se que a IMVAI atingiu cerca de 90% de profissionais de saúde, principalmente agentes comunitários de saúde de Macaé, possibilitando que as informações sejam multiplicadas em sua prática profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jane de Carlos Santana Capelli, Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus UFRJ Macaé Professor Aloisio Teixeira

Sou Professora Adjunta III do Curso de Nutrição, da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus UFRJ Macaé Professor Aloisio Teixeira, coordenadora do Laboratorio de Avaliação Nutricional e Diagnóstico em Saúde - Lands.

Isadora de Freitas Lyrio, Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus UFRJ Macaé Professor Aloisio Teixeira

Graduanda do curso de Enfermagem e Obstetrícia, Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus UFRJ Macaé Professor Aloísio Teixeira.

Camilla Medeiros Macedo da Rocha, Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus UFRJ Macaé Professor Aloisio Teixeira

Professora Assistente do Curso de Nutrição, da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Camps UFRJ  Macaé Professor Aloisio Teixeira

Guilherme Alvarenga dos Santos Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus UFRJ Macaé Professor Aloisio Teixeira

Graduando do curso de Nutrição, da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus UFRJ Macaé Professor Aloisio Teixeira

Leticia Maia Forte Marinho, Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus UFRJ Macaé Professor Aloisio Teixeira.

Graduanda do curso de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus UFRJ Macaé Professor Aloisio Teixeira

Hugo Demezio Maia Torquato Paredes, Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus UFRJ Macaé Professor Aloisio Teixeira.

Graduando do curso de Enfermagem e Obstetricia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus UFRJ Macaé Professor Aloisio Teixeira.

Karite Sarti Pires, Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus UFRJ Macaé Professor Aloisio Teixeira.

Graduanda do curso de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus UFRJ Macaé Professor Aloisio Teixeira.

Alice Bouskela, Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus UFRJ Macaé Professor Aloisio Teixeira.

Professora Assistente do curso de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus UFRJ Macaé Professor Aloisio Teixeira.

Maria Fernanda Larcher de Almeida, Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus UFRJ Macaé Professor Aloisio Teixeira.

Professora Adjunta do Curso de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus UFRJ Macaé Professor Aloisio Teixeira

Juliana Pontes da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus UFRJ Macaé Professor Aloisio Teixeira.

Professora Assistente do curso de Enfermagem e Obstetrícia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus UFRJ Macaé Professor Aloisio Teixeira.

Vivian de Oliveira Sousa, Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus UFRJ Macaé Professor Aloisio Teixeira.

Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Campus UFRJ Macaé Professor Aloisio Teixeira.

Downloads

Publicado

01-07-2015

Como Citar

1.
Capelli J de CS, Lyrio I de F, Rocha CMM da, Silva GA dos S, Marinho LMF, Paredes HDMT, et al. I mostra de vídeos em alimentação infantil em Macaé:: atividade extensionista de promoção da alimentação saudável. Rev. G&S [Internet]. 1º de julho de 2015 [citado 19º de abril de 2024];:Pag. 2228-2234. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3104

Edição

Seção

Artigos Originais