Nível de conhecimento e atitudes preventivas entre universitários do curso de odontologia da UFMA em relação ao câncer bucal
Palavras-chave:
Saúde, Educação, OdontologiaResumo
O objetivo do presente trabalho foi avaliar o nível de conhecimento e as atitudes preventivas dos universitários do curso de Odontologia da UFMA, de diferentes períodos, em relação ao câncer bucal. Foram entrevistados 90 acadêmicos, que foram divididos em três grupos: o 1º ano (1 º e 2 º períodos), 3º ano (5 º e 6 º períodos) e 5º ano (9º e 10 º períodos). Após a coleta e tabulação dos dados foi realizada a estatística descritiva, sendo empregado o teste de Kruskal-Wallis, para verificar a diferença entre as resposta de cada grupo de estudo, considerando o nível de significância de 5%. Observou-se que os universitários do terceiro e do quinto ano apresentaram melhor desempenho que os alunos do primeiro ano; no entanto, quanto à s atitudes preventivas, a maioria dos universitários não realiza o exame de câncer bucal na primeira consulta principalmente os do primeiro e do quinto ano, sendo ainda necessário o maior interesse dos concludentes em Odontologia frente à prevenção do câncer bucal.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).