Operações de pensamento e estratégias de ensino:

relações e complexidade como uma alternativa para tomada de decisão na dinâmica dos processos de ensino-aprendizagem

Autores

  • Juliano dos Santos Universidade de São Paulo / Instituto Nacional de Câncer - INCA/MS
  • Karina Cardoso Meira Escola de Enfermagem de Natal / Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Ensino, Materiais de ensino, Educação, Aprendizagem, Pensamento

Resumo

 

Objetivo: Descrever as relações das Operações de Pensamento (OP) entre-si e com Estratégias de Ensino (EE). Método: Estudo exploratório-descritivo, com abordagem quantitativa. Foi realizada uma análise das relações entre 13 OP de Louis Raths e 20 EE. A classificação do nível de complexidade das estratégias foi baseada no número de OP mobilizadas. Resultados: Entre as OP exigidas previamente na mobilização de operações diferentes, a observação e a crítica foram as mais frequentes, estando presentes em 100% e 91,7% das operações analisadas, respectivamente. Planejamento de projetos ou pesquisas (25%) e resumo (16,7%) foram as OP menos frequentes na mobilização de operações diferentes. Interpretação (85%) e obtenção e organização de dados (80%) foram às OP mais frequentes nas 20 EE analisadas, enquanto classificação e planejamento de projetos ou pesquisas estavam presentes em apenas 20% das EE. As EE classificadas com alto de nível de complexidade foram: ensinar com pesquisa e estudo do meio que contemplaram 100% e 69% das operações analisadas, respectivamente. Tempestade cerebral e estudo dirigido mobilizaram aproximadamente 23% das OP e foram classificadas como estratégias com baixo nível de complexidade. Das estratégias analisadas, 90% foram classificadas com nível de complexidade intermediário ou baixo.

 

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Biografia do Autor

Juliano dos Santos, Universidade de São Paulo / Instituto Nacional de Câncer - INCA/MS

CONCLUIU A GRADUAÇÃO E A LICENCIATURA EM ENFERMAGEM PELA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO EM 2007; O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU - RESIDÊNCIA EM EM ENFERMAGEM EM ONCOLOGIA PELO INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER (INCA) EM 2010, O MESTRADO EM ENFERMAGEM NA SAÚDE DO ADULTO PELA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) EM 2011 E ATUALMENTE É DOUTORANDO EM CIÊNCIAS PELO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM NA SAÚDE DO ADULTO DA ESCOLA DE ENFERMAGEM DA USP. ATUA COMO ENFERMEIRO-TECNOLOGISTA EM ONCOLOGIA CLÍNICA E PRECEPTOR DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM ONCOLOGIA DO INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER (INCA/MS). FOI MEMBRO DO GRUPO DE PESQUISA CNPq "DOR, CONTROLE DE SINTOMAS E CUIDADOS PALIATIVOS" SEDIADO NA ESCOLA DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (EEUSP) DE 2005 A 2011, PARTICIPANDO DE CONGRESSOS, SIMPÓSIOS, COLÓQUIOS DE PÓS-GRADUAÇÃO, ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS, DISCIPLINAS DE PÓS-GRADUAÇÃO E PROJETOS DE PESQUISA. DESDE 2008 É MEMBRO DO GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA " CONTROLE DA DOR E ATENÇÃO AOS CUIDADOS PALIATIVOS" SEDIADO NA ESCOLA DE ENFERMAGEM ANNA NERY DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, DESDE 2005 É MEMBRO DO GRUPO DE PESQUISA CNPq "A PROBLEMÁTICA DA HIPERTENSÃO ARTERIAL, SEDIADO NA ESCOLA DE ENFERMAGEM DA USP E DESDE DE 2014 É MEMBRO DA INTERNATIONAL ASSOCIATION FOR THE STUDY OF PAIN (IASP). FOI BOLSISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO (FAPESP) E DA COORDENADORIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (COSEAS - USP). APRESENTOU 30 TRABALHOS EM EVENTOS CIENTÍFICOS, PUBLICOU 4 ARTIGOS E 27 TRABALHOS EM ANAIS DE EVENTOS. POSSUI 08 ITENS DE PRODUÇÃO TÉCNICA. PARTICIPOU DE 48 EVENTOS NO BRASIL. RECEBEU 3 PREMIOS PELOS ESTUDOS QUE PARTICIPOU E/OU DESENVOLVEU. ATUALMENTE PARTICIPA DE PROJETOS DE PESQUISA COMO ENFERMEIRO PESQUISADOR. ATUA NA ÁREA DE ENFERMAGEM MÉDICO-CIRÚRGICA, COM ÊNFASE EM ONCOLOGIA. EM SEU CURRÍCULO LATTES OS TERMOS MAIS FREQUENTES NA CONTEXTUALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTIFICA, TECNOLÓGICA E ARTISTICO-CULTURAL SÃO: CUIDADOS PALIATIVOS, DOR, CONTROLE DA DOR, CÂNCER, FADIGA, DEPRESSÃO, FATORES DE RISCO CARDIOVASCULAR E HIPERTENSÃO ARTERIAL

Karina Cardoso Meira, Escola de Enfermagem de Natal / Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP), especialização em enfermagem oncológica pelo Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). E título de Mestre e Doutor em Ciências (Mestrado em Saúde Pública e Doutorado em Epidemiologia em Saúde Pública) pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouva(ENSP/ FIOCRUZ). Trabalhou como tecnologista júnior Ministério da Ciência e Tecnologia lotada no Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA): enfermeira do ambulatório de oncologia do Hospital do Câncer II e pesquisadora colaborada do projeto de pesquisa Risco Cardiovascular e carga alostática em profissionais de enfermagem que atuam em oncologia variáveis psicossociais e relacionadas ao trabalho . Atualmente é professora da Escola de Enfermagem de Natal da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no curso de gestão hospitalar, ministrando as disciplinas de epidemiologia e bioestatística.

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Publicado

01-07-2015

Como Citar

1.
Santos J dos, Meira KC. Operações de pensamento e estratégias de ensino:: relações e complexidade como uma alternativa para tomada de decisão na dinâmica dos processos de ensino-aprendizagem. Rev. G&S [Internet]. 1º de julho de 2015 [citado 22º de dezembro de 2024];:Pag. 2025-2038. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3062

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa