Participação e controle social no SUS:

uma análise do conselho municipal de saúde de cachoeira (BA)

Autores

  • Emmanuelle Fonseca Marinho de Anias Daltro Faculdade Maria Milza (FAMAM) Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Fabrício Oliveira Santos
  • Vera Lucia Peixoto Santos Mendes

Palavras-chave:

Política de Saúde

Resumo

A participação e o controle social no SUS estão previstos em lei e devem ser exercidos por meio das Conferências de Saúde e dos Conselhos de Saúde. Num país de dimensões continentais, como é o Brasil, torna-se difícil generalizar as impressões sobre os Conselhos de Saúde existentes. Este estudo, realizado a partir de dados secundários obtidos por meio da revisão de documentos oficiais refrentes à criação e operacionalização do Conselho Municipal de Saúde de Cachoeira (BA), no período compreendido entre 2008 e 2012, demonstra que o mesmo não atuou com a eficácia e a eficiência necessárias ao controle social do SUS, considerando a insuficiência do número de reuniões, a pouca representatividade do segmento usuário nas reuniões e a incipiência dos assuntos/temas abordados pelos Conselheiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emmanuelle Fonseca Marinho de Anias Daltro, Faculdade Maria Milza (FAMAM) Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Enfermeira Sanitarista, Especialista em Auditoria de Sistemas de Serviços de Saúde e Mestre em Desenvolvimento e Gestão Social. Docente da Faculdade Maria Milza e pesquisadora do Grupo Observa Políticas da Universidade Federal da Bahia.

Downloads

Publicado

01-07-2015

Como Citar

1.
Daltro EFM de A, Santos FO, Mendes VLPS. Participação e controle social no SUS:: uma análise do conselho municipal de saúde de cachoeira (BA). Rev. G&S [Internet]. 1º de julho de 2015 [citado 20º de abril de 2024];:Pag. 2019-2024. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3058

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa