Gestão das ações de educação permanente em saúde pelas instituições formadoras:

uma revisão da literatura

Autores

  • Herikson Araujo de Freitas Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE)
  • Maria de Fátima Antero Sousa Machado Universidade Regional do Cariri (URCA)

Palavras-chave:

Educação em saúde pública, Educação Permanente, Formação de recursos humanos, Gestão do conhecimento

Resumo

Objetivo: objetivou-se analisar as publicações, no que concerne às experiências das instituições formadoras, no campo da gestão das ações de educação permanente em saúde. Método: trata-se de um estudo descritivo, com suporte na revisão bibliográfica sobre as experiências de gestão destas instituições, publicadas entre 2004 e 2012, nas bases de dados Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Medical Literature Analysis and Retrievel System Online e Scientific Eletronic Library OnlineResultados: a busca foi realizada utilizando-se do cruzamento de Descritores em Ciências da Saúde, "educação" e "saúde", e da palavra-chave "educação permanente", através do operador lógico "and". Foram analisados 10 artigos constantes na base de dados Scientific Eletronic Library Online, uma vez que nas outras bases consultadas não foi encontrado nenhum trabalho resultante da busca. Considerações finais: a pesquisa sinaliza a escassez de trabalhos publicados, na área de gestão das ações de educação permanente em saúde, pelas instituições formadoras, apontando para a existência de espaço para a produção de trabalhos, nesta área, como meio para se avaliar o panorama sobre os desdobramentos da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, no país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Herikson Araujo de Freitas, Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE)

Graduado em Ciências Biológicas e Mestre em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE).

Maria de Fátima Antero Sousa Machado, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Graduada em Enfermagem pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora associada da Universidade Regional do Cariri (URCA).

Downloads

Como Citar

1.
Freitas HA de, Machado M de FAS. Gestão das ações de educação permanente em saúde pelas instituições formadoras:: uma revisão da literatura. Rev. G&S [Internet]. 1º de junho de 2015 [citado 19º de abril de 2024];6(2):Pag. 1837-1851. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3027

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)