A relação entre hábito angular e engajamento profissional em empresas bem-sucedidas

Autores

  • Marcelo Elias dos Santos Professor do Centro Universitário UNISEB.
  • Sonia Valle Walter Borges de Oliveira Professora associada ”“ Departamento de Administração, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP).

Palavras-chave:

Hábito Angular, Engajamento Profissional, Contrato Psicológico, Treinamento

Resumo

Charles Duhigg em seu livro “O poder do hábito” aborda a importância dos hábitos na vida das pessoas e organizações. O autor relata que muitas empresas desembolsam grandes quantias com treinamento para ensinar o que na verdade são bons hábitos: estabelecer prioridades, cumprir prazos, respeitar os colegas e seguir as regras. Nessa perspectiva é possível adotar rotinas e a partir delas é possível estabelecer a justiça organizacional. Esse estado de equilíbrio é definido por Duhigg (2012) como hábito angular. Um hábito angular é como uma alavanca, que ao ser acionada promove uma série de mudanças dentro da organização. Nesse contexto, questiona-se se a disseminação de um hábito angular contribui positivamente para o engajamento dos colaboradores em uma organização bem-sucedida. Para levar a cabo a negação ou aceite provisório de tal relacionamento foi realizada uma pesquisa descritiva com observações e entrevistas em três organizações. Após a avaliação das respostas concluiu-se que, para as empresas analisadas, a relação hábito angular (HA) e engajamento profissional (EP), demonstra-se positiva. A partir das respostas fornecidas pelos gestores entrevistados também foi possível inferir que a característica do hábito não influencia o engajamento, ou seja, mesmo as empresas tendo apresentado hábitos angulares diferentes, os colaboradores mantêm-se engajados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Elias dos Santos, Professor do Centro Universitário UNISEB.

Mestre em Administração de Organizações, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP). Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas e Organizações Sustentáveis pela (FEA-RP).

Sonia Valle Walter Borges de Oliveira, Professora associada ”“ Departamento de Administração, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP).

Doutora em Administração, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP).

Downloads

Como Citar

1.
Santos ME dos, Borges de Oliveira SVW. A relação entre hábito angular e engajamento profissional em empresas bem-sucedidas. Rev. G&S [Internet]. 30º de abril de 2015 [citado 24º de abril de 2024];1(1):Pag. 1096-1013. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2840

Edição

Seção

Artigos Originais