Análise da rede interorganizacional do turismo:

um estudo no município de Manacapuru ”“ Amazonas

Autores

  • Mario Mollo Neto Prof. Assistente Doutor, Coordenação do Curso de Engenharia de Biossistemas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” UNESP - Câmpus de Tupã - SP. Fone: (14) 3404-4200, ramal 4258.
  • Antônio Henrique Queiroz Conceição Universidade Federal do Amazonas ”“ UFAM, Benjamin Constant ”“ AM
  • Macelo Kenji Shibuya Instituto Federal de São Paulo ”“ Campus Guarulhos ”“ IFSP. Fone: (11) 2304-4250
  • Mauricio Capelas Instituto Federal de São Paulo ”“ Campus Guarulhos ”“ IFSP. Fone: (11) 2304-4250
  • Luiz Felipe Matos da Conceição Universidade Paulista ”“ UNIP ”“ Amazonas Brasil.

Palavras-chave:

Engenharia, Desenvolvimento Regional, Sociologia

Resumo

Este artigo pretende contribuir para o estudo das redes interorganizacionais das empresas turísticas das áreas de gastronomia e hotéis, bem como da indicação dos espaços turísticos da cidade de Manacapuru, cidade pertencente à região metroppolitana de Manaus, tentando mostrar, como acontecem estes relacionamentos interorganizacionais e seu desenvolvimento na estrutura colaborativa. O estudo das redes enfatiza algumas variáveis importantes: tamanho da rede, estrutura das conexões, intensidade ou força de relação, densa ou múltipla, simetria ou reciprocidade de interconexão, tipo de coordenação, centralidade, grau de delegação, natureza das relações. O procedimento metodológico foi alcançado com o uso do software ucinet 6.0® e o módulo netdraw® para a interpretação dos dados. O resultado aponta para a necessidade de elevar os indicadores de densidade, centralidade de grau e centralidade de intermediação, pois estes podem ser uma das molas propulsoras para a criação de associações para a defesa de interesses comerciais, elevando a entrada de divisas, haja vista, a rede possuir seu relacionamento voltado para os atores de fora da cidade, deixando de ser simplesmente um destino coadjuvante como parece demonstrar a pesquisa e tornar-se um destino protagonista do turismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mario Mollo Neto, Prof. Assistente Doutor, Coordenação do Curso de Engenharia de Biossistemas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” UNESP - Câmpus de Tupã - SP. Fone: (14) 3404-4200, ramal 4258.

Prof. Dr. Mario Mollo Neto é Bolsista CNPq - DT-II, Pós Doutor em Engenharia de Biossistemas pela UNICAMP, Doutor em Engenharia Agrícola pela UNICAMP, Mestre em Engenharia de Produção pela UNIP, e graduado em Engenharia Industrial Modalidade Eletrotécnica pela USJT. Atualmente é Professor e Coordenador do Curso de Engenharia de Biossistemas da Universidade Estadual Paulista - UNESP em TUPÃ/SP.

Antônio Henrique Queiroz Conceição, Universidade Federal do Amazonas ”“ UFAM, Benjamin Constant ”“ AM

Administrador, Prof. Doutor, Docente do Curso de Administração, Instituto de Natureza e Cultura - INC

Macelo Kenji Shibuya, Instituto Federal de São Paulo ”“ Campus Guarulhos ”“ IFSP. Fone: (11) 2304-4250

Docente do Curso de Tecnologia em Automação Industria

Mauricio Capelas, Instituto Federal de São Paulo ”“ Campus Guarulhos ”“ IFSP. Fone: (11) 2304-4250

Docente do Curso de Tecnologia em Automação Industrial.

Luiz Felipe Matos da Conceição, Universidade Paulista ”“ UNIP ”“ Amazonas Brasil.

Engenheiro de Produção.

Downloads

Como Citar

1.
Neto MM, Conceição AHQ, Shibuya MK, Capelas M, Conceição LFM da. Análise da rede interorganizacional do turismo:: um estudo no município de Manacapuru ”“ Amazonas. Rev. G&S [Internet]. 30º de abril de 2015 [citado 24º de abril de 2024];1(1):Pag. 1082-1095. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2836

Edição

Seção

Artigos Originais