Modelo de programação linear inteira mista para o dimensionamento ótimo de uma termelétrica - estudo de caso:
termelétrica do Complexo Logístico do Açu
Palavras-chave:
Programação Linear e Inteira, Pesquisa Operacional, TermelétricaResumo
Neste trabalho é proposto um modelo de programação linear inteira mista que permite determinar a quantidade ótima de equipamentos necessários em uma usina termelétrica a partir de uma demanda de energia elétrica prevista, de maneira a minimizar os gastos com combustíveis gás natural e carvão e com custos de operação e manutenção dos equipamentos. Considera-se como estudo de caso o projeto da termelétrica do Complexo Logístico do Açu. Para a otimização do objeto de estudo, foram criados três cenários, cada um com 11 valores diferentes para as demandas de energia elétrica. O modelo proposto considera dois tipos de ciclos termodinâmicos: o ciclo Rankine e o ciclo combinado. A resolução do conjunto de problemas teste foi realizada utilizando o software Lingo v10. Os resultados obtidos validam o uso do modelo no auxílio à configuração de uma usina termelétrica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).