QUALIDADE DO SONO E FATORES DE RISCO CARDIOVASCULARES EM ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM

Autores

  • Suiane Costa Ferreira UNEB
  • Thaiane Barbosa de Jesus FAMAM
  • Adailton da Silva dos Santos FAMAM

Palavras-chave:

Enfermagem, Privação do sono, Risco, Cardiopatia

Resumo

A privação crônica do sono conduz a sonolência diurna excessiva, queda do desempenho das atividades escolares e diminuição da qualidade de vida por alterações cardiovasculares e metabólicas. Surgiu assim o interesse em avaliar a qualidade do sono dos graduandos de enfermagem do período noturno em uma instituição de ensino privada e o desenvolvimento de fatores de risco para doenças cardiovasculares (DCV). Este é um estudo quantitativo. Os dados foram coletados com questionário, além de avaliação antropométrica, medidas da pressão arterial e glicemia capilar. Os fatores de risco para DCV mais prevalentes foram hereditariedade, sobrepeso, obesidade visceral, sedentarismo, consumo de álcool. A má qualidade do sono e a sonolência diurna também foram identificadas e, além de interferirem no rendimento escolar, constituem-se em fator de risco para DCV. O elevado número de fatores modificáveis observados impõe o estabelecimento de medidas de prevenção e controle dos fatores de risco para DCV nesses estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suiane Costa Ferreira, UNEB

Enfermeira. Especialista em terapia intensiva. Doutoranda em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Docente da UNEB e da Faculdade Maria Milza (FAMAM).

Thaiane Barbosa de Jesus, FAMAM

Graduanda do curso de bacharelado em enfermagem da FAMAM. Bolsistas do Programa de Iniciação Científica.

Downloads

Como Citar

1.
Ferreira SC, Jesus TB de, Santos A da S dos. QUALIDADE DO SONO E FATORES DE RISCO CARDIOVASCULARES EM ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM. Rev. G&S [Internet]. 2º de fevereiro de 2015 [citado 19º de abril de 2024];6(1):pag. 390-404. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2571

Edição

Seção

Artigos Originais