NECESSIDADES HUMANAS BÁSICAS COMPROMETIDAS DE MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA ATENDIDAS NA DELEGACIA ESPECIALIZADA DE ATENDIMENTO A MULHER

Autores

  • Vera Lucia Lima Universidade Federal do Pará
  • Andrey Ferreira da Silva
  • Elaine Borges do Rosário
  • Lidiane Xavier de Sena
  • Valquíria Rodrigues Gomes
  • Alessandra Carla Baia dos Santos

Palavras-chave:

Violência, Mulher, Cuidados de Enfermagem, Necessidades Humanas Básicas

Resumo

O estudo tem como objetivo conhecer as necessidades humanas básicas comprometidas das mulheres vítimas de violências atendidas na Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher. Estudo descritivo exploratório com abordagem quantitativa. As mulheres apresentaram as necessidades humanas básicas psicobiológicas e psicossociais comprometidas pela violência. A enfermagem deve identificar diagnosticar, cuidar, notificar os casos de violência além de elaborar as ações educativas para diminuir e prevenir à violência contra a mulher para não chegar ao grau máximo, que é a morte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Lucia Lima, Universidade Federal do Pará

Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências da Saúde Faculdade de Enfermagem

Andrey Ferreira da Silva

Enfermeiro, Mestrando Programa de Pós- graduação em Enfermagem do Instituto de Ciências de Saúde/UFPA. Membro do Grupo de Pesquisa EPOTENA.

Elaine Borges do Rosário

Enfermeira formada pela Faculdade de Enfermagem, Instituto de Ciências de Saúde/UFPA.

Lidiane Xavier de Sena

Enfermeira, Mestranda Programa de Pós- graduação em Enfermagem do Instituto de Ciências de Saúde/UFPA. Membro do Grupo de Pesquisa EPOTENA.

Valquíria Rodrigues Gomes

Enfermeira formada pela Faculdade de Enfermagem, Instituto de Ciências de Saúde/UFPA.

Alessandra Carla Baia dos Santos

Enfermeira, Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós- graduação em Enfermagem do Instituto de Ciências de Saúde/UFPA. Membro do Grupo de Pesquisa EPOTENA.

Downloads

Como Citar

1.
Lima VL, Silva AF da, Rosário EB do, Sena LX de, Gomes VR, Santos ACB dos. NECESSIDADES HUMANAS BÁSICAS COMPROMETIDAS DE MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA ATENDIDAS NA DELEGACIA ESPECIALIZADA DE ATENDIMENTO A MULHER. Rev. G&S [Internet]. 2º de fevereiro de 2015 [citado 26º de abril de 2024];6(1):pag. 366-378. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2569

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)