DESENVOLVENDO CARREIRA:

A PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES EM UMA EMPRESA FAMILIAR DO DISTRITO FEDERAL

Autores

  • Débora de Vasconcelos Naegele UniCEUB/DF
  • Tatiane Regina Petrillo Pires de Araújo UniCEUB/DF

Palavras-chave:

Gestão, Mobilidade Ocupacional, Mercado de Trabalho, Setor Privado

Resumo

Nos dias atuais, o modelo de carreira sem fronteiras caracteriza o homem e a mulher contemporâneos, com progressos verticais e horizontais dentro das organizações em que trabalham. O objetivo geral da pesquisa é analisar o entendimento e a percepção dos colaboradores a respeito das oportunidades e perspectivas de carreira dentro da empresa familiar do setor de Construção Civil. As principais teorias utilizadas foram sobre carreira, abrangendo também os tipos de carreira, o papel da organização na carreira do colaborador, as ações organizacionais para o desenvolvimento de carreira, e a respeito de empresas familiares. A pesquisa é de caráter descritivo, e caracteriza um estudo de caso em uma empresa familiar do ramo de Construção Civil do Distrito Federal. Quanto à natureza dos dados de análise a pesquisa é considerada mista com características qualitativas e quantitativas. Os resultados demonstram que a maior parte dos colaboradores percebe as ações organizacionais realizadas pela empresa, conhecem parcialmente acerca de desenvolvimento de carreira, mas consideram importante o desenvolvimento das mesmas, a capacitação e treinamentos.

Descritores: Mobilidade Ocupacional. Mercado de Trabalho. Setor Privado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora de Vasconcelos Naegele, UniCEUB/DF

Graduada em Administração pela UniCEUB/DF. Atua como administradora em empresa particular.

Tatiane Regina Petrillo Pires de Araújo, UniCEUB/DF

Doutoranda em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília. Mestre em Psicologia, especialista em Gestao de Recursos Humanos. Administradora pelo UniCEUB/DF. Professora Universitária em Consultoria de Empresas.

Downloads

Publicado

19-12-2014

Como Citar

1.
Naegele D de V, de Araújo TRPP. DESENVOLVENDO CARREIRA:: A PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES EM UMA EMPRESA FAMILIAR DO DISTRITO FEDERAL. Rev. G&S [Internet]. 19º de dezembro de 2014 [citado 26º de abril de 2024];4(3):pag. 3560-3580. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2502

Edição

Seção

Estudos de Caso