ANÁLISE DA CADEIA LOGÍSTICA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS RECICLÁVEIS DO DISTRITO FEDERAL

Autores

  • Késsia Rozzett Faculdade SENAC
  • Anderson Soares Batista Faculdade SENAC

Palavras-chave:

Gestão, Logística, Logística reversa

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar a gestão da cadeia de suprimentos de resíduos sólidos recicláveis praticada no Distrito Federal, sob o ponto de vista das associações cooperativas de catadores. Foi realizada uma pesquisa de campo exploratória descritiva por meio de visitas e entrevistas às associações de catadores situadas no DF que atuam no setor de reciclagem e participam do programa de coleta seletiva do Governo do Distrito Federal (GDF) a fim de identificar os processos de gestão da cadeia de suprimentos e propor ações para a melhoria desses processos. Os resultados mostraram que o processo de coleta seletiva implantado no GDF ainda carece de investimentos e melhoria, principalmente no que diz respeito à conscientização do cidadão a respeito de resíduos sólidos, visto que o tipo de coleta realizado é altamente dependente do grau de organização e separação do lixo doméstico. Também é preciso melhoria na infraestrutura das associações e na concatenação das atividades dos envolvidos no processo, como os catadores autônomos. Este trabalho contribui para outros estudos na área e para a literatura de coleta seletiva, gerenciamento da cadeia logística, para o fortalecimento das organizações representativas de catadores de materiais recicláveis e conscientização popular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Késsia Rozzett, Faculdade SENAC

Mestre e Bacharel em Administração pela Universidade de Brasília (UnB). Professora dos cursos de graduação e pós-graduação das Faculdades SENAC (DF) e Inesc (Unaí-MG) nas áreas de Marketing, Marketing de Relacionamento, Empreendedorismo e Planejamento Estratégico.

Anderson Soares Batista, Faculdade SENAC

Especialista em Logística da Cadeia de Suprimentos (FacSENAC). Bacharel em Administração (IESB).

Downloads

Como Citar

1.
Rozzett K, Batista AS. ANÁLISE DA CADEIA LOGÍSTICA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS RECICLÁVEIS DO DISTRITO FEDERAL. Rev. G&S [Internet]. 19º de dezembro de 2014 [citado 28º de março de 2024];4(3):pag.3362-3379. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/2482

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa