O EFEITO DA MOBILIDADE URBANA NA RENDA DO TRABALHADOR NO DISTRITO FEDERAL

Autores

  • Carlos Vinícius Santos Reis Universidade Católica de Brasília / Programa de Pós-Graduação em Economia
  • Jairo Alano Bittencourt Universidade Católica de Brasília / Curso de Administração
  • Tito Belchior Silva Moreira Programa de Mestrado e Doutorado em Economia da Universidade Católica de Brasília (UCB)
  • Glória Vieira da Conceição Curso de Administração da Universidade Católica de Brasília (UCB)

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o efeito da mobilidade urbana sobre a produtividade do trabalhador no Distrito Federal. Para medir o impacto da mobilidade na produtividade do trabalhador utilizou-se a variável renda pessoal do trabalho como proxi. A mobilidade urbana foi representada pelas variáveis: tempo de deslocamento e distância casa-trabalho. Também foram analisadas as variáveis, escolaridade formal composta por anos de estudo, sexo e a idade do trabalhador. A amostra provém de pesquisa de campo no Distrito Federal para 420 trabalhadores do setor privado. Os dados foram analisados através de estatística descritiva e modelo de regressão por Mínimos Quadrados Ordinários (MQO) com especificação de Capital Humano de acordo com Mincer (1958) para medir o impacto da mobilidade urbana sobre a renda do trabalhador. Os resultados indicam que o tempo de deslocamento casa-trabalho e a distância afetam negativamente o ganho no rendimento do trabalhador por reduzir a produtividade no trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Vinícius Santos Reis, Universidade Católica de Brasília / Programa de Pós-Graduação em Economia

Doutorado em Economia pela Universidade Católica de Brasília - UCB (2014), Mestrado em Economia pela Universidade Católica de Brasília (2003) e Graduação em Ciências Econômicas pela União Educacional de Brasília (1998). Atualmente é Professor, pesquisador e Assessor Pedagógico no Programa de Mestrado e Doutorado em Economia da UCB. Tem experiência na área de Economia Regional e Urbana, com ênfase em Economia Agrícola, economia do trabalho e Logística, atuando principalmente nos seguintes temas: Redes Produtivas; Desenvolvimento Sustentável de base Econômica Familiar.

Jairo Alano Bittencourt, Universidade Católica de Brasília / Curso de Administração

Doutor em Economia de Empresas pela Universidade Católica de Brasília ”“ UCB em 2014, Mestrado em Economia em 2002 e graduou-se em Ciências Administrativas em 1976, pela Fundação Missioneira de Ensino Superior, em Santo Angelo - RS. É professor titular da Universidade Católica de Brasília. Foi diretor do curso de administração da UCB até o mês de janeiro de 2007. Atualmente é assessor pedagógico do curso. Atua na área de Administração de Empresas e Economia do Trabalho. Em suas atividades profissionais da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: marketing, qualidade, gestão de estoques, treinamento de pessoas, estratégia organizacional, motivação de pessoas, otimização, sistemas de informação e atendimento ao cliente.

Tito Belchior Silva Moreira, Programa de Mestrado e Doutorado em Economia da Universidade Católica de Brasília (UCB)

Doutor em Economia pela Universidade de Brasília (2001). Atualmente é professor e pesquisador do Programa de Mestrado e Doutorado em Economia da Universidade Católica de Brasília. Tem experiência na área de Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: finanças internacionais (crises cambiais e financeiras, crises auto-realizáveis); macroeconomia (interação entre políticas fiscal e monetária, dominância fiscal) e economia regional e urbana (economia do crime, crescimento de cidades e processos de aglomeração). Possui diversas publicações nacionais e internacionais nas áreas supra-citadas e experiência em orientação dissertações de mestrados e Tese de Doutorado na UCB. Durante o ano de 2005 foi diretor do curso de graduação em Economia da UCB. Atualmente é pesquisador pelo CNPq.

Glória Vieira da Conceição, Curso de Administração da Universidade Católica de Brasília (UCB)

Aluna de iniciação ciêntífica do Curso de Administração da Universidade Católica de Brasília.

Downloads

Como Citar

1.
Reis CVS, Bittencourt JA, Moreira TBS, Conceição GV da. O EFEITO DA MOBILIDADE URBANA NA RENDA DO TRABALHADOR NO DISTRITO FEDERAL. Rev. G&S [Internet]. 19º de dezembro de 2014 [citado 25º de abril de 2024];4(3):pag. 3239-3262. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/1918

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa