CARACTERÍSTICAS SOCIOAMBIENTAIS E DEMOGRÁFICOS DE IDOSOS REMANESCENTES DE QUILOMBO
Palavras-chave:
Idosos, Envelhecimento da população, População negraResumo
A expectativa de vida dos idosos aumentou significativamente nos últimos anos, o que proporcionou um crescimento acentuado da população idosa, observando-se um alargamento do topo da pirâmide etária. Dentre os locais que apresentam acentuada presença de idosos, destacamos as comunidades quilombolas, ainda remanescentes no estado do Maranhão. Este estudo objetivou descrever as condições socioambientais e demográficas de idosos quilombolas. É um estudo descritivo, transversal, com abordagem quantitativa, tendo uma população de 139 idosos. Utilizou-se o programa SPSS 20. O perfil encontrado foi homens, negros, entre 60 e 69 anos, analfabetos, renda de até dois salários, casa própria com fossa séptica, água encanada e consumo de água filtrada. As comunidades caracterizam-se pelo forte vínculo com o meio ambiente. As condições sanitárias destas populações são insuficientes. Outra característica importante dessas comunidades é a ausência de serviços de saúde locais, contribuindo para o baixo índice de indicadores de saúde. Nesse contexto, a caracterização do perfil dos idosos quilombolas é componente essencial para se ter conhecimento das características sociais, demográficas e de saúde específicas da população em estudo, permitindo a implementação da assistência à saúde voltada para esta população.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).