Contextualização de aspectos socioeconômicos da co-infecção TB/HIV no Distrito Federal
Palavras-chave:
Tuberculose, HIV/AIDS, Co-Infecção TB/HIVResumo
Introdução: O surgimento do Vírus da Imunodeficiência Humana - HIV modificou o perfil clínico-epidemiológico da tuberculose - TB, aumentando sua morbimortalidade. Cerca de 5,6 milhões de pessoas no mundo estão coinfectadas, 350 mil só no Brasil. Objetivo: Identificar o coeficiente de incidência da co-infecção TB/HIV, buscando relacioná-lo com indicadores sociais. Metodologia: Estudo quantitativo, observacional, retrospectivo, socioeconômico, com amostra de pacientes co-infectados no Distrito Federal em 2007, segundo dados do Ministério da Saúde. Resultados: A incidência de TB-HIV foi de 46 casos e os maiores coeficientes ocorreram no Varjão (14,49) e no Paranoá (8,49), que possuem Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) menor que o do Distrito Federal (DF). Asa Norte e Cruzeiro, que possuem alto IDH, também apresentaram um alto coeficiente de incidência de TB/HIV. As maiores taxas estiveram entre aqueles com baixa escolaridade. Há maior acometimento da população masculina (78%), especialmente entre 20-39 anos. Conclusão: Áreas de elevado IDH apresentaram um coeficiente de coinfecção maior que o do DF, o que indica a possível disseminação dessas doenças para segmentos sociais mais elevados. A AIDS trouxe consigo outro patamar para a tuberculose, levando à necessidade de estudos e intervenções que abranjam todos os segmentos sociais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).