UM OLHAR DA REGIÃO NORDESTE NA AVALIAÇÃO DOS POLOS DO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

Autores

  • Celso José da Costa Universidade Federal Fluminense
  • Deys Araújo da Silva
  • Larissa Martins Buono
  • Marcos Roberto Fernandes Gurgel
  • Maria Renata Cruz Duran
  • Tatiana de Lourdes Massaro
  • Tel Amiel

Palavras-chave:

Educação

Resumo

Este estudo apresenta um extrato da pesquisa participativa do grupo “Formação Docente e as Tecnologias de Informação e Comunicação”, ligado ao Laboratório de Tecnologias Educacionais da Universidade Federal Fluminense.  Evidencia a criação dos Polos de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil, seus coordenadores de polo e a implementação das avaliações oficiais destes polos na Região Nordeste. Os dados desta pesquisa que foi realizada em três regiões: Sul, Norte e Nordeste, foram se compondo numa trajetória que incluiu entrevistas pré-estruturadas, visitas cruzadas, questionários de avaliação, acompanhamento em ambiente virtual Moodle, leituras de relatórios e análises de dados. Delimitaremos neste artigo um panorama geral sobre a região Nordeste, para situarmos o contexto educacional no qual os polos presenciais se localizam, além de um breve contexto histórico das políticas públicas em que surgiu a Universidade Aberta do Brasil. O resultado permitiu identificar a estrutura, o funcionamento e as demandas dos polos dos Estados do Maranhão, Rio Grande do Norte e Piauí participantes dessa pesquisa, representando a região como um todo: o perfil dos 28 (vinte e oito) coordenadores de polo e principalmente os aspectos básicos para a avaliação de polo qualificativa. A pesquisa além de trazer contribuições para a qualificação da avaliação dos polos de apoio presencial pode contribuir para reflexões sobre a definição de políticas públicas direcionadas a formação de professores, em especial, aquelas que se utilizam da educação à distância, como o Sistema Universidade Aberta do Brasil. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celso José da Costa, Universidade Federal Fluminense

Professor Titular da Universidade Federal Fluminense e Coordenador do Grupo de Pesquisa “Formação docente e tecnologias de informação e comunicação”, LANTE/UFF.

Deys Araújo da Silva

Licenciada em Letras ”“ Português, Inglês e Literaturas pela Universidade Federal do Maranhão ”“ UFMA, Pós graduada em Docência para o Ensino Superior, professora no ensino superior de Faculdades Particulares, Coordenadora de Polo de Apoio Presencial UAB de Coelho Neto/MA, relatora e membra do Projeto de Pesquisa Participativa: “Formação Docente e as Tecnologias de Informação e Comunicação”

Larissa Martins Buono

Graduanda do curso de Licenciatura em História na Universidade Estadual de Londrina, assistente de edição na Revista Antíteses do Programa do Mestrado em História Social na mesma universidade com vínculo ao Departamento de História da UEL sob forma de contrato; Sou colaboradora do Laboratório de Domínios da Imagem (LEDI) ”“ UEL e membra do Grupo de Pesquisa “Formação docente e tecnologias de informação e comunicação”

Marcos Roberto Fernandes Gurgel

Professor de Ensino Médio, cientista social pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, coordenador de Polo UAB de Caraúbas-RN, relator do Projeto de Pesquisa Participativa.

Maria Renata Cruz Duran

Professora Adjunta da Universidade Estadual de Londrina e membra do Grupo de Pesquisa “Formação docente e tecnologias de informação e comunicação”.

Tatiana de Lourdes Massaro

Membro do LANTE ”“ Laboratório de Novas Tecnologias de Ensino - da Universidade Federal Fluminense e membro do Grupo de Pesquisa “Formação docente e tecnologias de informação e comunicação”.

Tel Amiel

Graduado em Communications em Virginia Polytechnic Institute and State University e Pós-Doutor na  Universidade Estadual de Campinas, UNICAM; Pesquisador do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (NIED) na UNICAMP;  Coordenador  da comunidade Educação Aberta; Membro do Conselho Comitê para Democratização da Informática; Colaborador da Association fot the Advencement Of Computing in Education e membro do Projeto de Pesquisa Participativa: “Formação Docente e as Tecnologias de Informação e Comunicação”.

Downloads

Publicado

31-07-2017

Como Citar

1.
da Costa CJ, da Silva DA, Buono LM, Gurgel MRF, Duran MRC, Massaro T de L, et al. UM OLHAR DA REGIÃO NORDESTE NA AVALIAÇÃO DOS POLOS DO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL. Rev. G&S [Internet]. 31º de julho de 2017 [citado 19º de abril de 2024];3(1):1378-407. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/166

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa