CENTRAL DE REGULAÇÃO DE URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS: POSSIBILIDADES E DIFICULDADES DA REGULAÇÃO MÉDICA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Sandra Lumer Universidade de Trás os Montes e Alto D'Ouro (UTAD) País Portugal
  • Gisele O'Dwyer Oliveira Escola Nacional de saúde Pública (ENSP) - FIOCRUZ
  • Francisco José Lopes de Souza Diniz Universidade de Trás os Montes e Alto D'Ouro

DOI:

https://doi.org/10.18673/gs.v9i1.24178

Palavras-chave:

Rede de ações e serviços de saúde; Central de Regulação de Urgências; Regulação médica das urgências; Sistema Único de Saúde.

Resumo

A regulação de urgências/emergências e a regulação médica, como um instrumento de gerenciamento deste cuidado, vem sendo utilizada em outros países com muito sucesso.  Para o Ministério da Saúde brasileiro, este é um meio de garantir a integralidade da assistência e a equidade no acesso dos clientes ao Sistema. Este artigo busca relacionar a organização e a estrutura dos serviços de saúde com a regulação médica das urgências e emergências, apresentando suas possibilidades e dificuldades, levando ”“ se em conta as atribuições do médico regulador - equidade do acesso,  autonomia médica  e  efetividade da regulação. Para tanto, analisa através de entrevistas semi-estruturadas complementadas por um grupo focal com médicos reguladores, as condições do exercício da regulação na atual rede de saúde do Rio de Janeiro, considerando a legislação vigente.

O estudo permitiu relacionar diretamente uma adequada organização/estrutura dos serviços de saúde, particularmente, os de urgência/ emergência, com a melhor prática da regulação médica e as suas atribuições. Desta forma,  evidenciaram - se os problemas e as insuficiências da rede de saúde, em particular a de urgências/emergências no município estudado. Os resultados apontaram para a importância e urgência no gerenciamento e tratamento destas questões e os desafios para futuras pesquisas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-01-2018

Como Citar

1.
Lumer S, O’Dwyer Oliveira G, Lopes de Souza Diniz FJ. CENTRAL DE REGULAÇÃO DE URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS: POSSIBILIDADES E DIFICULDADES DA REGULAÇÃO MÉDICA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. Rev. G&S [Internet]. 30º de janeiro de 2018 [citado 19º de abril de 2024];9(1):38-56. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/10421

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa