Foco e Escopo

Negativo é uma revista multidisciplinar que pretende discutir temas e questões contemporâneas relacionadas ao cinema e às artes e suas possíveis interfaces com a filosofia, compreendendo a última como uma tradição indisciplinada que, a despeito das divisões históricas (e correntes) em campos específicos de conhecimento, insiste em questioná-las, quando não aboli-las. Por essa razão, a revista aposta no diálogo entre áreas, e entre especialistas e não-especialistas, e milita para a constituição de espaços de reflexão nos quais o conhecimento e os interesses não se encerrem em compartimentos estanques, sejam eles materiais e palpáveis, como páginas impressas e departamentos universitários, sejam eles virtuais ou imaginários, como revistas online e linhas de pesquisa. Tendo periodicidade semestral, a revista propõe-se a publicar artigos originais, bem como ensaios, resenhas, entrevistas, traduções e artigos de crítica.

 

Políticas de Seção

Expediente

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Sumário

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Traduções

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê: Cinema, Memória e Território

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Documentos: Paisagem Italiana - a Revista Cinema debate o realismo cinematográfico

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

As contribuições submetidas à Negativo são avaliadas por pares (dois pareceristas). A avaliação de conteúdo é encaminhada pela Comissão Editorial ao Conselho Editorial e a Consultores externos ad hoc, especialistas na área, seguindo o critério de avaliação cega (o editor não revelará os nomes desses Consultores aos autores, nem o nome dos autores aos Consultores, independentemente de o artigo ser aceito ou não). A revisão formal (técnica) é feita pela equipe da Comissão Editorial.

Os textos são avaliados pela adequação à linha editorial da revista, adequação às normas editoriais e qualidade da redação, tanto em relação à originalidade e à relevância dos temas propostos como ao impacto crítico e/ou informativo. Os critérios usados para avaliação pelos pareceristas constam no item "Diretrizes para Autores".

Após avaliação de conteúdo e revisão formal, apenas os textos com parecer favorável são enviados aos autores com sugestões (ou exigências, conforme o caso) de correções, alterações ou confirmação, a fim de que obtenham concordância final para a publicação na revista.

Após a avaliação (a não ser quando exigido expressamente pelos avaliadores) não são mais permitidas alterações de conteúdo do texto, somente revisões formais e gramaticais. A revisão gramatical e de referências do texto é de responsabilidade de seus respectivos autores.

O texto aceito pela Comissão e pelo Conselho Editorial é encaminhado à revisão técnica com vias à publicação e, caso necessário, é reenviado para seu respectivo autor a fim de obter concordância final. Após o envio das provas, o autor tem o prazo máximo de 7 dias para reenviá-lo à Comissão Editorial da revista. Caso contrário, a Comissão se reserva o direito sobre a publicação ou arquivamento.

Os autores dos trabalhos submetidos serão informados por e-mail sobre a aceitação ou não de suas propostas. 

 

Periodicidade

Semestral

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.