Revista XIX: artes e técnicas em transformação

Revista XIX: artes e técnicas em transformação é um veículo de divulgação de conhecimentos, nacional e internacional, que almeja fomentar a discussão do Oitocentismo no Brasil e no mundo, bem como suas consequências e interpretações posteriores.  Publica, em línguas portuguesa e francesa, artigos, ensaios e traduções que versem sobre o multifacetado século XIX, fulcral para a compreensão da contemporaneidade.

O periódico empreende reflexões em torno dos estudos literários, mas também de suas interseções, em uma perspectiva interdisciplinar e de cunho comparatista com o campo das artes, das ciências sociais, das ciências humanas e dos estudos de tradução. Propõe a cada edição um dossiê temático, uma sessão de ensaios livres e outra de tradução, sempre em relação ao século XIX, de forma abrangente.

A revista, criada em 2014, é uma publicação do Grupo de Pesquisa Victor Hugo e o Século XIX, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Literatura (PósLIT) da Universidade de Brasília (UnB). Objeto único em sua especificidade, a Revista XIX se concentra em torno de um período literário por excelência, em todas as suas ramificações e disseminações.

Até então de periocidade anual (números de 1 a 3), a Revista XIX passará, a partir deste quarto número (1/2017) a publicar uma edição por semestre.

O comitê consultivo da revista conta com nomes expressivos das culturas lusófonas e francófonas do domínio das letras, assim como de especialistas do campo das artes e das ciências sociais e humanas, áreas em intersecção com o campo literário. 

Para tanto, conta com indexação. ISSN 2358-7822.


Imagem para capa da revista

Notícias

 
Nenhuma notícia publicada.
 
Outras notícias...