O discurso midiático em framing

análise multimodal de texto jornalístico sobre a periferia de Brasília

  • Sandra Rodrigues Sampaio Campelo Universidade de Brasília
  • Priscila Formiga Santos Universidade de Brasília
  • Janaína Aquino Ferraz
Palavras-chave: Mídia, Periferia, Violência, Estigmatização

Resumo

Este trabalho consiste em uma análise de recursos semióticos presentes em uma reportagem jornalística sobre a cidade de Ceilândia, no Distrito Federal.  O objetivo deste trabalho é fazer a leitura de elementos visuais que operam na construção de sentidos ideológicos. A análise crítica do site ancora-se nos estudos de Fairclough (2003, 2010) para descrever elementos discursivos que operam na construção de sentido. O estudo analisou também a estrutura da plataforma, bem como as imagens sob a perspectiva da Multimodalidade proposta dos teóricos Günther Kress e Theo van Leeuwen em sua Gramática Visual (2006); dos estudos dos clusters propostos por Baldry e Thibault (2006); e do texto, em que se recorre à proposta de Halliday (1994) e de sua Gramática Sistêmico-Funcional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Rodrigues Sampaio Campelo, Universidade de Brasília

Doutoranda em Linguísticaca da Universidade de Brasília, área de concentração: Sociedade e Linguagem. Mestra em Linguística (UnB). Especialista em Língua Portuguesa(Ceub), Educação a Distância (SENAC) e Tecnologias na Educação (PUC/RJ). Formada em Letras (Ceub). Professora efetiva da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Multiplicadora do Núcleo de Tecnologia na Educação (NTE) de Ceilândia.

Priscila Formiga Santos, Universidade de Brasília

Possui graduação em Letras - Português do Brasil como Segunda Língua pela Universidade de Brasília (2013). Discente do curso de Língua Portuguesa e respectiva literatura na Universidade de Brasília. Atuação na área de ensino de Português do Brasil para estrangeiros.

Janaína Aquino Ferraz

Professora da Licenciatura em Letras Português do Brasil como Segunda Língua do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas - LIP da UnB. Doutora em Linguística pelo PPGL da UnB. Membro da Associação Brasileira de Linguística - ABRALIN e da Associação Latinoamericana de Estudos do Discurso - ALED. Engajada com as novas tendências de ensino, tem larga experiência na modalidade de ensino presencial e a distância. Foi coordenadora da graduação em Letras Português EaD da UnB. 

Referências

ALMEIDA, D. B. L. Do texto às imagens: As Novas Fronteiras do Letramento Visual. In: PEREIRA, Regina Celi; ROCCA, Pilar (Orgs). Linguística Aplicada: um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Contexto, 2009. p. 173-202.

CODEPLAN. Pesquisa distrital por amostra de domicílios: Ceilândia - 2010/2011. Brasília: Codeplan, 2011.

FARIA, Ricardo. Cidade mais populosa do DF, Ceilândia sofre com violência e insegurança. In: Correio Braziliense. 2017. Disponível em: . Acesso em: 9 set. 2017.

BALDRY, A.; THIBAULT, P. J. Multimodal Transcription and Text Analysis: a multimedia toolkit and coursebook. London: Equinox, 2006.

BURKE, Peter. Testemunha ocular: história e imagem. Tradução Vera Maria Xavier dos Santos. Bauru, SP: EDUSC, 2004.

FAIRCLOUGH, Norman. Analysing Discourse: Textual Analysis for social research. Londres: Routlegde, 2003.

FAIRCLOUGH, Norman. Critical Discourse Analysis: The Critical Study of Language. 2nd. ed. UK: Pearson Education, 2010.

FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Brasília: UnB, 2001.

FERRAZ, Janaína de Aquino. A multimodalidade no ensino de português como segunda língua: novas perspectivas discursivas críticas. 2011. 200 f. Tese (Doutorado em Linguística)-Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Brasília: UnB, 2011.

GODOY, Camila. Padrão de leitura: Z x F. Io! Comunica. 2017. Disponível em: . Acesso em: 24 nov. 2017.

HALLIDAY, M.A.K. An Introduction to Functional Grammar. London: Edward Arnold, 1994.

HALLIDAY, M.A.K.; MATHIESSEN, C. M. I. M. Introduction to Functional Grammar. London: Edward Arnold, 2004.

JEWITT, Carey; OYAMA, Rumiko. Visual Meaning: A Social Semiotic Approach. In: VAN LEEUWEN, Theo; JEWITT, Carey (orgs.). Handbook of Visual Analysis. London: Sage, 2001, p. 134-155.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Multimodal Discourse: The modes and media of contemporary communication.London: Arnold, 2001.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading Images: the grammar of visual design. London: Routledge, 2006.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading Images: the grammar of visual design. London: Routledge, 1996.

PEREIRA, V. C. A caixa d'água da Ceilândia e o reconhecimento da memória dos construtores de Brasília. II SEMINÁRIO INTERNACIONAL EM MEMÓRIA SOCIAL, Rio de Janeiro, 2016. Anais... Rio de Janeiro, 2016.

PINHEIRO, Larisse Lázaro Santos. Muito além das palavras: análise de textos multimodais em livros didáticos de espanhol. 2016. 130 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)-Universidade de Brasília, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Brasília, 2016.

SHAKESPEARE, William. Hamlet, Rei Lear, Macbeth. Tradução Bárbara Heliodora. São Paulo: abril, 2010. (Clássicos Abril Coleções, v. 10)

SILVA, Denize Elena Garcia. A gramática da pobreza em práticas discursivas de atores sociais: uma perspectiva crítica. In: PINTO, J. P.; FABRÍCIO, B. F. (Orgs.). Exclusão social e microrresistências: a entralidade das práticas discusivo-identitárias. Goiânia: Cânone Editorial, 2013. p. 88-111.

TAVARES, B. L. Na quebrada, a parceria é mais forte - Juventude hip hop: relacionamento e estratégias contra a discriminação na periferia do Distrito Federal. 2009. 150f. Tese (Doutorado)- Departamento de Sociologia. Universidade de Brasília. Brasília: UnB, 2009.

Publicado
2018-07-30
Como Citar
CAMPELO, S.; SANTOS, P.; FERRAZ, J. O discurso midiático em framing. Discurso em Cena, v. 2, n. 1, p. 1-21, 30 jul. 2018.