Organizações Sociais: regime de parceria e limites à atuação do órgão supervisor

Autores

  • Maria Luiza Salles Borges Gomes Cebraspe

Palavras-chave:

organização social, contrato de gestão, desqualificação, legalidade, discricionariedade

Resumo

Propósito ”“ Avaliar se o Poder Público pode desqualificar uma Organização Social exclusivamente por motivo de conveniência e oportunidade.

Metodologia/abordagem/design ”“ A pesquisa se valerá das Emendas Constitucionais 06, 07, 08 e 09, todas de 1995, que promoveram significativas reformulações no papel do Estado e a liberalização da economia. No âmbito da legislação ordinária, se valerá da Lei 8.031/1990, que criou o Programa Nacional de Desestatização e que foi substituída, em 1997, pela Lei 9.491, bem como das normas que regem as Organizações Sociais, além da doutrina e da jurisprudência que tratam da matéria. Buscar-se-á contextualizar o surgimento das Organizações Sociais, no bojo do processo de reformulação da Administração Pública que levou à adoção de novas técnicas de gestão dos serviços públicos, no marco daquilo que se denomina “Administração Pública gerencial”, em substituição ao modelo de “Administração Pública Burocrática” desenvolvido por Max Weber. Será analisada a forma por meio da qual se dá a interação entre o Estado e as Organizações Sociais com vistas a uma parceria eficaz e responsável. Após isso, serão analisados os instrumentos que regem as parcerias existentes no âmbito federal, assim como a jurisprudência atinente ao tema, com o intuito de se verificar os limites a que tais parcerias estão sujeitas.

Resultados ”“ A desqualificação das organizações sociais é ato vinculado e somente deve ser promovida quando houver o descumprimento das disposições contidas no contrato de gestão ou quando a entidade não mais cumprir os requisitos e disposições legais que regem essas organizações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Luiza Salles Borges Gomes, Cebraspe

Advogada e Coordenadora Jurídica do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).

Referências

ARANHA, M. I. Manual de Direito Regulatório: Fundamentos de Direito Regulatório. 3. ed. London: Laccademia Publishing, 2015.
ARAÚJO, E. N. Curso de direito administrativo. 6. ed. São Paulo: Saraiva, 2014.
PEREIRA, L. C. B. Da administração pública burocrática à gerencial. In: Revista do Serviço Público. (Brasília), v. 47, n. 1, 1996.
_______. O modelo estrutural de gerência pública. In: Revista de Administração Pública. Vol. 42, n. 2. Rio de Janeiro: mar/abr. 2008.
CARVALHO, C. E. V. Regulação de Serviços Públicos na perspectiva da Constituição Econômica Brasileira. Belo Horizonte: Del Rey, 2007.
CARVALHO FILHO, J. S. Manual de direito administrativo. 28. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2015.
DI PIETRO, M. S. Z. Direito administrativo. 27. ed. São Paulo: Atlas, 2014.
FURTADO, L. R. Curso de direito administrativo. 4. ed. Belo Horizonte: Fórum, 2013.
MEDAUAR, O. O direito administrativo em evolução. 2. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2003.
_______. Direito administrativo moderno. 16. ed. São Paulo: RT, 2012.
MEIRELLES, H. L. Direito Administrativo Brasileiro, 26. ed. atualizada por Eurico de Andrade Azevedo, Délcio Balestero Aleixo e José Emmanuel Burle Filho, Editora Malheiros, 2001.
MELLO, C. A. B. Curso de direito administrativo. 23. ed. São Paulo: Malheiros, 2014.
OLIVEIRA, R. R. C. Curso de direito administrativo. 3. ed. São Paulo: Método, 2015.
WEBER, M. Os fundamentos da organização burocrática: uma construção do tipo ideal. In: CAMPOS, E. (org.). Sociologia da burocracia. 4.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

Downloads

Publicado

2018-10-15

Como Citar

GOMES, Maria Luiza Salles Borges. Organizações Sociais: regime de parceria e limites à atuação do órgão supervisor. Journal of Law and Regulation, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 81–96, 2018. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rdsr/article/view/18737. Acesso em: 26 abr. 2024.