CARTA A PIETR LAVROVITCH LAVROV, DE FRIEDRICH ENGELS

uma discussão acerca dos limites do darwinismo

  • Rafael Ferreira Martins Universidade de Brasília
Palavras-chave: Darwinismo Social, Cooperacionismo, Materialismo

Resumo

O socialismo e a luta pela existência, artigo do filósofo russo Lavrovitch, abordara ideias darwinistas – centralizando-as na luta pela existência – sob um patamar social, isto é, adaptando e transpondo a tese exposta por Darwin em A origem das espécies do nível biológico para o nível social, com o importante acréscimo do conceito de solidariedade humana. Respondendo a seu artigo, Engels escreveu ao russo em 1875, por carta, suas refutações ao darwinismo social. O trabalho aqui apresentado resenha explicativa e criticamente a carta de Engels a Lavrov, explanando as refutações e problematizações apresentadas por Engels à implementação do darwinismo social na perspectiva materialista histórica por ele defendida. A argumentação de Engels pauta o nível biológico, da incompletude do darwinismo em si; o nível social, da falta de evidências nesse nível específico; e, por fim, o metafísico, da impossibilidade de transposição de uma tese de natureza biológica ao âmbito social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Ferreira Martins, Universidade de Brasília

Estudante de Graduação em Filosofia, pela Universidade de Brasília; Estudante de Graduação em Física, pela Universidade Paulista; -Instrutor de Blocos de Montar e Musicalização na educação infantil do Centro Recreativo Infantil do Lago. -Autor dos livros: "Filosofando a Física: Poesia, Ciência e Crítica" e "Um Universo de Montar"; co-autor (1 capítulo) em: "Palavreiras". -Pesquisando em: "PIBIC - Filosofia - UnB - Área: Filosofia da Religião" e "Seminário Permanente de Filosofia Contemporânea - UnB - Área: Geometria sem pontos"

Referências

ENGELS, Friedrich; MARX, Karl. Carta a Pietr Lavrovitch Lavrov [ENGELS, Friedrich, 1875]. In: BARATA-MOURA, J.; CHITAS, E.; MELO, F.; PINA, A. Tradução José Barata-Moura. Obras escolhidas: Marx, Engels. Lisboa: Editorial Avante, 1982.
Publicado
2019-02-28
Seção
Resenhas