RELIGIÃO E POLÍTICA NO PENSAMENTO DE ROUSSEAU

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/pl.v7i13.16757

Palavras-chave:

Religião. Rousseau. Tolerância. Moral

Resumo

Nascido em um lar calvinista, com passagens pelo catolicismo, por necessidade, em vista de suas condições, Rousseau muito escreveu a respeito de religião, principalmente quanto a sua importância e sua relação com a moral e a política. Crítico tanto da religião cristã de sua época (católicos e protestantes) quanto do materialismo presente na filosofia, sofreu diversas perseguições por suas opiniões nessa área. O presente artigo se propõe a investigar a forma como Rousseau concebe a ideia de religião. Para isso, além de examinar o contexto em que o autor está inserido, vamos investigar: quais são as suas principais críticas? A quem se dirigem? De onde o autor recebe influências para suas ideias? Qual é a importância de seu pensamento a respeito da religião para as questões morais e políticas? Acreditamos que compreender essas questões, formuladas em um contexto de tamanha agitação, pode ajudar a compreender também as questões atuais a respeito da relação entre religião e política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joézer Carvalho de Castro, Universidade Federal de São Paulo

Bacharel em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás. Desenvolveu pesquisa de iniciação científica durante dois anos, sob orientação da professora Drª Helena Esser dos Reis, na área de filosofia política no pensamento de Rousseau. Atualmente é mestrando do Programa de Pós Graduação em Filosofia da UNIFESP, pesquisando o tema da tolerância em Rousseau e nos demais autores do século XVIII. 

Referências

AURÉLIO, Diogo Pires. Um fio de nada: ensaio sobre a tolerância. Lisboa: Edições Cosmos, 1997.

CASSIRER, Ernst. A filosofia do Iluminismo. Tradução de Álvaro Cabral. Campinas: Editora da UNICAMP, 1997. (Coleção Repertórios)

FORTES, L. R. S. Paradoxo do espetáculo. São Paulo: Discurso, 1997.

KAWAUCHE, Thomaz. Da religião natural à religião civil em Rousseau. Princípios: Revista de Filosofia, Natal: UFRN, v. 15, n. 23, p. 117-133, 2008.

_______________________. A santidade do contrato e das leis: considerações sobre a religião civil de Rousseau. Kriterion, Belo Horizonte, v. 52, n. 123, p. 31-47, 2011.

ROMILLY. Tolerância. In: SANTOS, Antônio Carlos (Org.). O outro como problema: o surgimento da tolerância na modernidade. São Paulo: Alameda, 2010.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do Contrato Social. Tradução de Lourdes Santos Machado. Introdução e notas de Paulo Arbousse-Bastide e Lourival Gomes Machado. São Paulo: Abril Cultural, 1978. (Os Pensadores)

___________________________. Emílio, ou Da educação. Tradução de Roberto Leal Ferreira. São Paulo: Martins Fontes, 2014. (Paideia)

___________________________. Carta a Christophe de Beaumont e outros escritos sobre a religião e a moral. Organização e apresentação de José Oscar de Almeida Marques. Tradução de José Oscar de Almeida Marques. São Paulo: Estação Liberdade, 2005.

VOLTAIRE. Tratado sobre a tolerância. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

Downloads

Publicado

31-07-2018

Como Citar

Carvalho de Castro, J. (2018). RELIGIÃO E POLÍTICA NO PENSAMENTO DE ROUSSEAU. PÓLEMOS – Revista De Estudantes De Filosofia Da Universidade De Brasília, 7(13), 194–206. https://doi.org/10.26512/pl.v7i13.16757

Edição

Seção

Dossiê