Estudo sobre reprovação de calouros de cursos interdisciplinares de saúde
Palavras-chave:
Formação Profissional. Rendimento Acadêmico. Reprovação. Interdisciplinaridade. Tecnologias de Informação e Comunicação.Resumo
O objetivo da formação em saúde e preparar o estudante para o exercício de uma dupla identidade profissional de saúde, em que se e especialista de área e membro de equipe interdisciplinar. As Diretrizes Curriculares Nacionais propõem a pratica interprofissional e a adoção de metodologias ativas desde o inicio dos cursos de saúde. O principal objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho de calouros de cursos de saúde em duas disciplinas, investigando as relações entre repertórios de entrada e rendimento acadêmico. As disciplinas, planejadas em uma perspectiva multi e interdisciplinar, registraram um alto percentual de reprovação. Os resultados das analises mostraram que o desempenho dos estudantes na seleção para a instituição influencia o desempenho nas disciplinas. Alem disso, varias questões foram apontadas como possíveis causas de reprovação destes estudantes. As analises realizadas tem sido úteis a reestruturação das disciplinas avaliadas.
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