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Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O trabalho deve estar formatado de acordo com modelo disponibilizado neste link pela Revista Participação.
  • O trabalho pode possuir até 5 autores(as), sendo que no mínimo 1 deve possuir vinculação como docente à Graduação ou Programa de Pós-Graduação. Os nomes não devem ser incluídos no arquivo submetido.
  • Artigos teóricos e teórico-empíricos deverão conter:

    a) Introdução: A Introdução deve deixar claro ao leitor qual é o problema abordado pelo artigo e a estratégia de pesquisa.
    b) Referencial Teórico: O Referencial Teórico deve apresentar de forma concatenada e contextualizada a visão da teoria acerca do problema de pesquisa. Salienta-se que o Referencial não se trata da análise bibliográfica sistemática acerca do tema.
    c) Metodologia: A Metodologia deve apresentar em detalhes como o estudo foi feito, por meio de definições conceituais e operacionais das variáveis utilizadas.
    d) Resultados: Todos os Resultados observados devem ser descritos, tanto de forma textual quanto por meio de quadros, tabelas e gráficos, caso necessário.
    e) Discussão: Os Resultados descritos devem ser interpretados e analisados criticamente com base no Referencial Teórico, a fim de extrair inferências e conclusões.
    f) Conclusão: A Conclusão resume os principais aspectos abordados no artigo juntamente com a argumentação final.
    g) Limitações e estudos futuros: Como parte da Conclusão, devem ser apresentadas as limitações da pesquisa e a sugestão de estudos futuros, baseados tanto nas limitações quanto no Referencial Teórico.
    Referências: A Participação adota as normas da ABNT para formatação de citações e referências.
  • Relatos de Experiência deverão conter:

    a) Introdução: A Introdução do Relato de Experiência deve deixar claro ao leitor quais foram os objetivos e as justificativas teóricas e práticas da ação de extensão.
    b) Descrição do Relato de Experiência: A descrição da experiência deve conter, entre outros:
    - Descrição geral: nome da ação (projeto/programa), nome da Instituição de vinculação, período de duração, local de realização (Estado/Cidade/Bairro), local específico de realização (ex: creche, comunidade);
    - Atividades desenvolvidas: descrever precisamente os principais pontos da experiência de extensão. Para que cumpra sua função informativa de forma eficiente, é recomendado que os fatos sejam apresentados em ordem cronológica.
    c) Materiais e metodologia: A Metodologia do Relato deve apresentar quais foram os principais materiais utilizados e descrever em detalhes os métodos utilizados na execução da ação.
    d) Resultados da experiência de extensão e discussão: Os principais resultados observados devem ser descritos, tanto de forma textual quanto por meio de quadros, tabelas, gráficos, mapas do local e fotografias, caso necessário. Tais resultados devem ser interpretados e analisados criticamente com base na teoria e no contexto.
    e) Conclusão: A Conclusão resume os principais aspectos abordados no relato juntamente com a argumentação final. É recomendado que sejam indicadas implicações práticas para o público-alvo após a ação de extensão e conhecimento adquiridos pelos praticantes da ação.
    f) Limitações e estudos futuros: Como parte da Conclusão, devem ser apresentadas as limitações da pesquisa e a sugestão de estudos futuros, baseados tanto nas limitações quanto no aporte teórico.
    Referências: A Participação adota as normas da ABNT para formatação de citações e referências.
  • Extensão dos trabalhos: texto completo, incluindo título em português, título em inglês, resumo, abstract, palavras-chave, keywords, texto do trabalho e referências: no mínimo 10 e no máximo 15 páginas. São permitidos: quadros, tabelas e figuras (esquemas/gráficos) em preto e branco e fotos ou Mapas (extensão bmp, jpg ou tif e resolução de 300dpi ) em cores.

Diretrizes para Autores

  • Língua de publicação: A Participação aceita submissões em Português. Títulos, resumos e palavras-chave devem ser submetidos em Português e Inglês;
  • Fonte: Times New Roman, tamanho 12.
  • Alinhamento: Justificado.
  • Espaçamento entre linhas: 1,5.
 * Normas atualizadas em Janeiro de 2019.

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