Foco e Escopo

Publicada semestralmente pelo Decanato de Extensão da Universidade de Brasília (DEX-UnB), a revista Participação tem como objetivo editar um periódico científico de qualidade, ampliar o diálogo da Universidade com a sociedade e fortalecer a extensão universitária como alicerce da produção acadêmica.

Para tanto, tem interesse na publicação de artigos de desenvolvimento teórico, teórico-empíricos e relatos de experiência decorrentes de reflexões sob diferentes perspectivas acerca da extensão universitária e de atividades, ações projetos e programas de extensão desenvolvidos por docentes, coordenadores(as) de extensão, discentes e técnicos-administrativos. 

Artigos de desenvolvimento teórico devem ser sustentados por ampla pesquisa bibliográfica e devem propor novos modelos para fenômenos relevantes no campo da extensão universitária. Já trabalhos empíricos devem fazer avançar o conhecimento na área por meio de pesquisas metodologicamente bem fundamentadas, criteriosamente conduzidas e adequadamente analisadas.

O Relato de Experiência é um texto que descreve precisamente uma dada experiência em extensão universitária, estabelecendo ponderações e reflexões embasadas tanto na experiência relatada quanto no devido aporte teórico, de modo a contribuir de forma relevante para a sua área de atuação e para o fortalecimento da extensão universitária.

  

Processo de Avaliação

O processo de avaliação de artigos submetidos à Participação, após triagem preliminar por formato (adequação do artigo às regras de normalização e formatação exigidas) e uso de sistema de detecção de similaridades, consiste em duas etapas: 

1) Triagem realizada pelo Editor Chefe, que examina a adequação do trabalho à linha editorial da revista e seu potencial para publicação;

2) Sistema de avaliação, que consiste na interação entre os autores e um parecerista especialista que, ao avaliar o trabalho, faz comentários e sugestões de aperfeiçoamento. Essa etapa envolve reavaliações contínuas, reunindo esforços para aprimoramento dos artigos. Habitualmente, os editores científicos e Editor Chefe acrescentam às sugestões dos avaliadores um aconselhamento editorial, cujo objetivo é o aprimoramento do artigo, visando à publicação.

Depois de aprovado, o trabalho é submetido à edição e à revisão ortográfica e gramatical. A revista envia a versão final para aprovação dos(as) autores(as) e eventuais atualizações.

  

Periodicidade

 A revista é publicada semestralmente e trabalhos podem ser submetidos a qualquer momento. Contudo, poderão ser realizadas chamadas de publicação para edições regulares e chamadas para edições especiais.

  

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

 

Ineditismo e exclusividade

Trabalhos submetidos para avaliação devem ser inéditos (em qualquer idioma) e não devem estar sendo considerados por outro periódico. São aceitos trabalhos apresentados em eventos científicos, desde que não tenham sido publicados anteriormente em outro periódico.