Uma análise sobre consumo e apropriação de literatura entre estudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2316-4018577

Palavras-chave:

leitura literária, apropriação de texto, suportes, plataformas

Resumo

Análise e problematização de dados empíricos de leitura que integraram pesquisa com 667 estudantes universitários de primeiro ano. Os alunos responderam a questionários e foram entrevistados sobre as formas pelas quais entraram em contato com as obras literárias indicadas ao vestibular. Observou-se significativa fragmentação e alternância entre suportes de conteúdo. Os dados permitem formular a hipótese de que o contato dos estudantes com o texto literário, seja de forma normativa ou por fruição, atravessa plataformas em trajetos de apropriação altamente personalizados em meio a um conjunto de soluções e alternativas para o qual, aqui, se utiliza a metáfora da nuvem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BIRKERTS, Sven (2006). The Gutenberg elegies: the fate of reading in an electronic age. New York: Faber and

Faber.

FIDELIS, Ana Cláudia (2008). Do cânone literário à s provas de vestibular: canonização e escolarização da

literatura. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) ”“ Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

GOMEZ, Jeff (2008). Print is dead: books in our digital age. New York: Macmillan.

MACHADO, Arlindo (2002). As mídias são os livros de nosso tempo? In: PERUZZO, Cicilia. A mídia impressa,

o livro e as novas tecnologias. São Paulo: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares. p. 109-121.

McLUHAN, Marshall (1972). A galáxia de Gutenberg: a formação do homem tipográfico. São Paulo: Editora

Nacional; Editora da USP.

MORAES, André Carlos (2017). Leitores multiplataforma: o livro em um contexto de múltiplos suportes, a

partir da prática de estudantes universitários. Tese (Doutorado em Comunicação e Informação) ”“

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

THOMPSON, John B (2008). Books in the digital age. Cambridge: Polity.

VILLAÇA, Nízia (2010). Mixologias: comunicação e o consumo da cultura. São Paulo: Estação das Letras e Cores.

Downloads

Publicado

07/08/2019

Como Citar

Carlos Moraes, A., & Gruszynski, A. C. (2019). Uma análise sobre consumo e apropriação de literatura entre estudantes. Estudos De Literatura Brasileira Contemporânea, (57), 1–15. https://doi.org/10.1590/2316-4018577