O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL).
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nas Diretrizes para Autores.

Diretrizes para Autores

Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea é uma publicação quadrimestral do Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, da Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasí­lia. A revista tem o compromisso de fomentar o debate crí­tico sobre a literatura contemporânea produzida no Brasil, em suas diferentes manifestações, a partir dos mais diversos enfoques teóricos e metodológicos, com abertura para o diálogo com outras literaturas e outras expressões artí­sticas. Seu conteúdo destina-se, em especial, a pesquisadores, professores e estudantes interessados em literatura brasileira contemporânea.

A revista possui três seções fixas distintas: uma seção temática de artigos a respeito de um tema relevante na área; uma seção de artigos sobre temas diversos relacionados ao foco da revista; e uma seção de resenhas.

Pede-se aos autores que submetam apenas manuscritos que não foram publicados ou submetidos simultaneamente para publicação em outro periódico.  As colaborações devem ser originais e inéditas.

As submissões precisam ser encaminhados em arquivo formato DOC ou DOCx, em Times New Roman, fonte 12, espaço 1,5.

A revista segue as normas da ABNT para citações e referências, com pequenas variações de estilo editorial, como segue.

As remissivas bibliográficas das citações devem aparecer no sistema autor-data, entre parênteses, em meio ao texto, como no modelo: (Bourdieu, 1998, p. 37). Informações complementares devem vir em notas, reduzidas, de rodapé.

As referências completas devem ser listadas em ordem alfabética no final do texto, seguindo a ordem: sobrenome do(a) autor(a) em caixa alta, prenome em caixa alta e baixa, ano de publicação entre parênteses, título do livro, edição, cidade e editora. 

Os artigos devem ter, preferencialmente, no mínimo dez e no máximo vinte páginas. 

É necessário incluir um resumo e três ou quatro palavras-chave. O resumo deve ser redigido em parágrafo único, com cerca de 100 a 250 palavras. Deve destacar o tema principal do artigo, o objetivo, a metodologia e as conclusões. 

O título, o resumo e as palavras-chave devem ser apresentados nos seguintes idiomas: português, inglês e espanhol.

É preciso informar também os dados de formação, a afiliação principal do(a) autor(a), o número ORCID e um e-mail que possa ser divulgado. 

As mesmas diretrizes de formatação e normalização indicadas para os artigos se aplicam às resenhas sobre literatura ou textos teóricos, que não devem exceder cinco páginas e devem tratar de livros publicados nos últimos 24 meses. Somente serão aceitas resenhas de caráter crítico que aportem novos conhecimentos além do simples resumo de uma obra, que contenham referências bibliográficas e conteúdo que apresente potencial para receber citações.

A revista publica textos em língua portuguesa e, eventualmente, em espanhol. Artigos em outras línguas podem ser submetidos à avaliação e, caso aprovados, serão publicados mediante tradução a cargo dos(as) autores(as).

Devido ao grande número de submissões e à sua avaliação na Capes como Qualis A1, a estudos de literatura brasileira contemporânea aceita apenas artigos de autores(as) com doutorado concluído ou em andamento.

Todos os textos, sem exceção, serão avaliados por pareceristas, mantido o anonimato mútuo.

Submissão

As colaborações para a seção de tema livre são recebidas em fluxo contínuo.

As chamadas para as seções temáticas são divulgadas regularmente na página da revista. Para ler a chamada aberta clique aqui.

Para enviar seu texto, acesse o sistema de submissões: https://goo.gl/kPHVuh

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco por e-mail: revistaestudos@gmail.com

 

Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados concordam em ceder à revista os direitos não exclusivos de publicação, permanecendo livres para disponibilizar seus textos em outros meios desde que mencionada a publicação da primeira versão na revista. Autorizam, ainda, a revista a ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. Os(as) autores(as) também declaram não haver conflito de interesses em relação ao trabalho publicado.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.