Submissões

A revista não está aceitando submissões neste momento.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL).
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos nas Diretrizes para Autores.

Diretrizes para Autores

As submissões que não seguirem rigorosamente as instruções aos autores serão recusadas na triagem inicial e não seguirão para avaliação.

 

Tipos de Documentos Aceitos

A ELBC recebe submissões de:

  • artigos originais;
  • resenhas críticas; e
  • preprints (ver secção Preprints na Política Editorial).

Os artigos devem estar alinhados ao foco e escopo da revista, ou seja, a literatura contemporânea produzida no Brasil, em suas diferentes manifestações, a partir dos mais diversos enfoques teóricos e metodológicos, com abertura para o diálogo com outras literaturas, em especial da América Latina. Têm prioridade os artigos sobre obras publicadas a partir de 1990, mas eventualmente podem ser considerados artigos sobre obras publicadas a partir de 1970, a depender da discussão proposta. Artigos que abordem obras publicadas antes disso serão tratados como exceção, por exemplo, no caso de obras de autores que já projetavam uma discussão que chega aos nossos dias, como precursores (por exemplo, João Antônio e Samuel Rawet). Já autores vinculados ao regionalismo, ligados ao modernismo ou a um projeto de modernidade, não se enquadram no recorte da revista.

As resenhas, por sua vez, devem tratar de livros de literatura ou textos teóricos publicados nos últimos 24 meses. As resenhas devem ter caráter crítico, aportar novos conhecimentos além do simples resumo de uma obra; e conter referências bibliográficas e conteúdo que apresente potencial para receber citações.

Atenção:

Devido ao grande número de submissões e à sua avaliação na Capes como Qualis A1, a ELBC recebe apenas artigos em que pelo menos um dos autores(as) tenha doutorado concluído ou em andamento.

Ineditismo

Pede-se aos autores que submetam apenas manuscritos que não foram publicados ou submetidos simultaneamente para publicação em outro periódico.  As colaborações devem ser fruto de pesquisas originais e inéditas.

Idioma

A ELBC publica textos em língua portuguesa e, eventualmente, em espanhol e inglês. Artigos em outras línguas podem ser submetidos à avaliação e, caso aprovados, serão publicados mediante tradução a cargo dos(as) autores(as).

Contribuição dos Autores

A autoria refere-se ao crédito pelo trabalho publicado e implica responsabilidades em relação a este.

De acordo com as Normas de Vancouver – referência internacional no que se refere à atribuição de autoria em artigos –, a autoria deve ser baseada nos seguintes critérios:

  • contribuições substanciais para a concepção ou o delineamento da pesquisa, a aquisição, análise e/ou interpretação dos dados apresentados no trabalho;
  • elaboração de versões preliminares do manuscrito ou revisão crítica do conteúdo intelectual do artigo;
  • aprovação final da versão a ser publicada;
  • concordância em ser responsável por todos os aspectos do trabalho, no sentido de garantir a exatidão e integridade do artigo.

Todos aqueles indicados como autores devem atender aos quatro critérios de autoria, e todos aqueles que preencherem os quatro critérios devem ser identificados como autores. Os indivíduos que não atenderem aos quatro critérios mencionados podem ter sua colaboração reconhecida por meio de uma nota de agradecimento ao final do trabalho. Os autores são responsáveis pela obtenção da autorização dessas pessoas antes de nomeá-las em seus agradecimentos.

Exemplos de atividades que não qualificam um colaborador para autoria incluem: aquisição de financiamento, supervisão geral de um grupo de pesquisa, tarefas administrativas, revisão de idioma e revisão de português.

Os critérios de autoria não devem ser usados como forma de desqualificar colegas que mereçam autoria, negando-lhes a oportunidade de preencher os critérios de números 2 ou 3. Desse modo, a ética recomenda que todos os indivíduos que atenderem ao primeiro critério tenham a oportunidade de participar na redação, revisão e aprovação final do manuscrito.

A submissão do artigo por meio do sistema da revista implica a confirmação tácita e pública de que todos os autores indicados na folha de rosto participaram na elaboração do manuscrito.

Em casos especiais, a autoria do trabalho pode ser atribuída a um grupo de pesquisa. Ao submeter um artigo cuja autoria seja de um grupo, o autor correspondente (responsável pela submissão no sistema) deverá indicar o nome do grupo e identificar quais os membros do grupo podem receber crédito de autor e assumir a responsabilidade pelo trabalho como autores. Caso seja citado o nome do grupo, mas não sejam explicitados os nomes dos autores, serão considerados autores todos os seus membros, sejam autores ou colaboradores. Para a devida identificação dos autores e colaboradores que integram o grupo, deve-se incluir na submissão um anexo com os créditos de cada um.

 

PREPARAÇÃO DO MANUSCRITO

As submissões devem ser encaminhadas em arquivo formato DOC ou DOCx, devem utilizar fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5. Para citações blocadas e notas de rodapé, utilizar tamanho 10 e espaço simples.

Os artigos devem ter, preferencialmente, no mínimo dez e no máximo vinte páginas. 

Informações complementares ao texto devem vir em notas curtas de rodapé.

A ELBC segue as normas da ABNT para citações e referências, com pequenas variações de estilo editorial, como exemplificado adiante.

Folha de rosto

O manuscrito deve ser antecedido por uma folha de rosto (modelo no link) contendo as seguintes informações:

  • Título do manuscrito;
  • Seção da revista a que se dirige o manuscrito;
  • Informação sobre origem do manuscrito quando decorrente de outro trabalho acadêmico (TCC, dissertação, tese ou comunicação), com tipo e título do trabalho, ano de defesa e instituição, se for o caso;
  • Menção a recebimento de financiamento e respectivas instituições de fomento, quando for o caso;
  • Informações do/s autor/es com:

        - Nome completo;

        - Nível e área de formação;

        - Afiliação principal (somente uma instituição por autor), com cidade, estado e país;

        - ORCID iD; e

        - Endereço de e-mail;

  • Informação sobre o depósito do manuscrito em um servidor de preprints e conformidade com a ciência aberta; e
  • Declaração de conflito de interesses.

 

Formulário de submissão

Ao submeter o manuscrito pelo sistema, os/as autores/as também devem informar diretamente no formulário de submissão on-line os dados solicitados: nome completo, dados de formação, afiliação principal, ORCID iD e e-mail de contato. 

Cuidados para a avaliação às cegas

Com exceção da folha de rosto, as páginas com o manuscrito propriamente devem ser enviadas sem qualquer informação que possa identificar os autores. Devem ser excluídos dados como: nome, e-mail e afiliação; informações em qualquer parte do texto que indiquem vinculação a grupos de pesquisa; título de trabalhos acadêmicos apresentados/defendidos (comunicação, dissertação, tese) ou nomes de departamentos e/ou orientadores aos quais os autores estão vinculados; entre outros.

Quando necessário, os autores podem indicar no texto, em substituição aos trechos suprimidos os seguintes dizeres: “Trecho removido para preservar a avaliação às cegas”. Caso o artigo seja aprovado, o autor terá oportunidade de incluir as informações novamente na versão que será publicada.

 

FORMATO DE ENVIO DOS ARTIGOS 

Título

O manuscrito deve apresentar obrigatoriamente o título nos três idiomas: português, inglês e espanhol.

Resumo e palavras-chave

É necessário incluir um resumo e três ou quatro palavras-chave. O resumo deve ser redigido em parágrafo único, com cerca de 100 a 250 palavras. Deve destacar o tema principal do artigo, o objetivo, a metodologia e as conclusões. 

O resumo e as palavras-chave devem ser apresentados obrigatoriamente nos seguintes idiomas: português, inglês e espanhol.

Citações

As remissivas bibliográficas das citações devem aparecer no sistema autor-data. O sobrenome do autor pode ser dado em meio ao texto ou entre parênteses, como no modelo: ... conforme Bourdieu (1998, p. 37)... ou (Bourdieu, 1998, p. 37).

Observação: grafar o sobrenome do autor apenas com a inicial em maiúscula.

Referências

As referências completas devem ser listadas em ordem alfabética ao final do texto, conforme os modelos a seguir. Observe-se que o ano da publicação deve ser informado logo após o nome do(s) autor(es).

Livro

SOBRENOME, Prenome (ano da publicação). Título: subtítulo (se houver). Tradução de (se houver). Cidade: Editora.

Exemplo:

DALCASTAGNÈ, Regina (2012). Literatura brasileira contemporânea: um território contestado. Vinhedo: Horizonte. 

 

Artigo em periódico

SOBRENOME, Prenome (ano da publicação). Título: subtítulo (se houver). Nome do periódico em itálico, local de publicação, volume (se houver), número, página inicial e final, mês ou período abreviado.

 (Obs.: no caso de periódicos eletrônicos, pede-se oferecer a URL e a data de acesso, como no exemplo.)

Exemplo:

DUARTE, Eduardo (2011). Literatura afro-brasileira: um conceito em construção. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Brasília, n. 31, p. 11-23. Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/estudos/article/view/9430. Acesso em: 17 set. 2019.

 

Dissertação ou Tese

SOBRENOME, Prenome (ano da publicação). Título: subtítulo (se houver). Ano de defesa. Tese (Doutorado) ou Dissertação (Mestrado) – Instituição onde a Tese ou Dissertação foi defendida, local.

Exemplo:

SOUZA, Rinaldo Pereira de (2013). O ser da mulher idosa na literatura: entre o sagrado e o profano. Dissertação (Mestrado em Letras) – Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia. 

 

Trabalho publicado em anais

SOBRENOME, Prenome (ano da publicação). Título: subtítulo (se houver) da comunicação. In: TÍTULO DO EVENTO, número (em algarismos arábicos)., ano, local de realização do evento. Anais/Proceedings [...] Local: Editora, ano. página inicial e final.

Exemplo:

PERPÉTUA, Elzira Divina (2011). Literatura brasileira confessional: uma leitura de memórias marginais. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE LETRAS E LINGUÍSTICA – SILEL, 14., 20 a 22 nov. 2013, Universidade Federal de Uberlândia. Anais [...] Uberlândia: EDUFU, 2011. v. 2, n. 2, p. 1-10.

FORMATO DE ENVIO DE RESENHAS

As mesmas diretrizes de formatação e normalização indicadas para os artigos devem ser consideradas para as resenhas que, no entanto, não devem exceder cinco páginas.

 

Ativos digitais

As ilustrações que integram os manuscritos devem ser apresentadas em boa resolução. Figuras, fotos e imagens digitalizadas devem ter no mínimo 300 dpi. Tabelas e quadros devem ser apresentados em formato aberto. Caso prefiram, os autores podem anexar os arquivos correspondentes às ilustrações separadamente no sistema.

 

Produção editorial

Uma vez aprovado, o manuscrito passará pelo processo de edição, que consiste em:

  • Revisão do português;
  • Revisão dos resumos em inglês e espanhol;
  • Normalização;
  • Atribuição de DOI;
  • Diagramação;
  • Leitura de prova;
  • Emendas;
  • Finalização;
  • Conversão; e
  • Publicação.

Em caso de dúvidas sobre as instruções aqui dispostas ou sobre o fluxo editorial, os autores poderão entrar em contato com a revista pelo e-mail revistaestudos@gmail.com.

Diretrizes atualizadas em abril de 2024.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.