O QUE DIZEM OS NÚMEROS: UMA LEITURA NUMEROLÓGICA PITAGÓRICA DO POEMA SINALIZADO CORAÇÃO FECHADO (2017), DE CAO BENASSI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v3i2.23525

Palavras-chave:

Poemas sinalizados; Criação literária visossinalizada; Literatura em Libras.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma leitura numerológica do poema Coração Fechado (2017), de Cao Benassi. O poema foi produzido tendo como orientação teleológica principal a comprovação da viabilidade da grafia da Libras por meio da VisoGrafia, escrita de sinais desenvolvida em minha pesquisa doutoral. A produção artística envolve os mais diversos materiais, com os quais o artista dá forma a um determinado conteúdo. Assim sendo, proponho uma leitura do poema em questão por meio das lentes da numerologia pitagórica no intuito de compreender a possível dinâmica numerológica na produção e na análise de poemas em língua de sinais. Com isso, espero ampliar a compreensão dos aspectos referentes à criação artística visossinalizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudio Alves Benassi, UFMT

Doutorando em Estudos de Linguagens e mestre em Estudos de Cultura Contemporânea, pela Universidade Federal de Mato Grosso. É docente do curso de Licenciatura em Letras-Libras. Idealizou e fundou a Revista Diálogos (RevDia) ISSN 23190825 Qualis CAPEs B2, da qual é editor gerente. É fundador da revista acadêmica discente online Revista Falange Miúda (ReFaMi) ISSN 2525-5169 da qual é editor gerente e coordenador. Realizou uma aproximação da música com pensamento bakhtiniano, sob orientação do professor Dr. Roberto Victorio. Desenvolve conceitos na área musical, tais como, musicar, musicagem, musigagística, musicagista, além dos conceitos convergência, divergência, insurgência e seus desdobramentos na linha de força intitulada "Estética do ser". Desenvolve o Sistema Harmônico Numerológico Pitagórico (SHNP) ou Tratado de Harmonia Numerológica Pitagórica (THNP). Também desenvolve o sistema de escrita da língua de sinais, chamado VisoGrafia. Participa dos grupos de pesquisa Relendo Bakhtin (REBAK), do Núcleo de Estudos de Composição e Interpretação da Música Contemporânea e REBAK SENTIDOS. Pós-graduado em LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais, pesquisando os sinais da área musical. Graduado em música pela mesma universidade (2011). Estudou composição com os professores Roberto Victorio, Ticiano Rocha e Cristina Dignart. Estudou flauta doce com a professora Marília Cortez e atualmente está sob orientação de Renata Pereira. Na III Semana de Capacitação de Professores Suzuki, promovida pela Associação Musical Suzuki de São Paulo, cursou Filosofia Suzuki com Shinobu Saito e Flauta doce - Livro 1 com Mary Waldo. Tem experiência em composição musical, tem conhecimento em performance musical, nos instrumentos: flauta doce e flauta doce Boehm (transversa adaptada), além de ter atuado na docência de música e história da arte.

Referências

BENASSI, C. A. Coração fechado. Poema. Disponível em <https://visografia.com/_files/200000216-dd15ade11a/Cora%C3%A7%C3o%20fechado.pdf>. Acesso em 26: mai. 2018.
____. O despertar para o outro: entre as escritas de língua de sinais. Rio de Janeiro: Autografia, 2017a.
____. VisoGrafia: alguns desdobramentos do objeto de tese “escrita de sinais”. In.: Falange Miúda (ReFaMi), v. 2, n. 2, jul.-dez, 2017b.
____. Texto musical dialógico: contribuições para a composição musical ampliadas pelas lentes conceituais bakhtinianas. 1. Ed. Balti: Novas Edições Acadêmicas, 2017c.
____. Escrita de sinais ”“ VisoGrafia. Online. Disponível em: <http://www.visografia.com> Acesso em: 26 dez. 2017.
____.; PADILHA, S. de J. Rimas e métricas nos poemas em língua de sinais. In.: Hon no Mushi ”“ Estudos multidisciplinares Japoneses, v. 3, n. 4, 2018.
____.; PADILHA, S. de J. Poiesis da Libras: estudos de literatura em língua de sinais e sua indissolúvel relação com a escrita de sinais numa leitura alla Bakhtin. No prelo.
GUIMARAES, I. N. L. Números: as pegadas da divindade. São Paulo: 2009.
NUMERÓLOGO, R. Numerologia Pitagórica: como interpretar o mapa numerológico natal. São Paulo: Contexto, 2012.
ROSA, F. S. Literatura surda: criação e produção de imagens e textos. In.: ETC ”“ Educação Temática Digital, Campinas, v. 7, n. 2, p. 58-64, jun. 2006.

Downloads

Publicado

2018-12-31

Como Citar

BENASSI, Claudio Alves. O QUE DIZEM OS NÚMEROS: UMA LEITURA NUMEROLÓGICA PITAGÓRICA DO POEMA SINALIZADO CORAÇÃO FECHADO (2017), DE CAO BENASSI. Revista Água Viva, [S. l.], v. 3, n. 2, 2018. DOI: 10.26512/aguaviva.v3i2.23525. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/23525. Acesso em: 26 abr. 2024.