FOCO E ESCOPO

A Revista Ser Social destina-se à publicação de trabalhos científicos nacionais e internacionais sobre assuntos atuais e relevantes no âmbito da Política Social, do Serviço Social, áreas afins e suas relações interdisciplinares. Cada edição da SER Social focaliza uma unidade temática, previamente definida pelo Colegiado da Pós-Graduação em Política Social do SER/IH/UnB, tendo em vista sua importância dentro do contexto social contemporâneo. Periodicamente são divulgadas chamadas com datas de submissão específicas para artigos, ensaios, entrevistas e resenhas. Além de trabalhos sobre a temática específica do fascículo, a revista publica artigos de temas livres, mas pertinentes ou afins à política social, recebidos mediante fluxo contínuo.

- A Revista SER Social publica trabalhos nos idiomas Português, Espanhol, Inglês e Francês (estes dois últimos com versão simultânea em Português).

- Os trabalhos submetidos à publicação deverão ser inéditos, não sendo permitida sua apresentação simultânea a outro periódico, tanto do texto, quanto de figuras e tabelas.

- Excepcionalmente serão aceitos trabalhos já publicados desde que devidamente acompanhados da autorização escrita e assinada pelo autor e pelo Conselho Diretor do veículo no qual o trabalho tenha sido originalmente publicado.

- Todos os direitos editoriais são reservados à Revista SER Social. Nenhuma parte das publicações pode ser reproduzida, estocada por qualquer sistema ou transmitida por quaisquer meios ou formas existentes ou que venham a ser criados, sem prévia permissão por escrito da Comissão Editorial, ou sem constar o crédito de referência, de acordo com as leis de direitos autorais vigentes no Brasil.

 -  Número de Autores: para as pesquisas aplicadas, a indicação dos nomes dos autores, logo abaixo do título do artigo, é limitada a 4 (quatro); para as pesquisas teóricas, este número é limitado a 2 (dois), acima destes números, os autores são listados nas notas finais, com a indicação de sua participação na pesquisa (em caráter excepcional, em pesquisas de grande complexidade, poderá ser indicado um maior número de autores, que deverão ter sua participação na pesquisa justificada em folha separada). Para ensaios, resenhas, entrevistas e adaptações de palestras, o número de autores limita-se a 1 (um).

- Quando do encaminhamento do artigo, o(s) autor(es) deverá(ão) preencher o cadastro pessoal, incluindo obrigatoriamente a identificação Orcid (https://orcid.org/signin ), para autores brasileiros o link direto para consulta do curriculum na plataforma lattes (http://lattes.cnpq.br/ ), indicação da última filiação institucional, indicação da mais alta titulação acadêmica.

- Quando do encaminhamento do artigo, o(s) autor(es) deverá(ão) assinar e enviar a Carta de Encaminhamento, a Declaração de Responsabilidade e a Transferência de Direitos Autorais (ver modelos).

- As opiniões e os conceitos emitidos nos trabalhos, assim como a exatidão, adequação e procedência das citações e referências, são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es), não refletindo necessariamente a posição da Comissão Editorial.

- O encaminhamento de trabalhos à revista implicará aceitação, por parte do(s) autor(es), das normas aqui expressas.

- Todos os trabalhos resultantes de pesquisa, ou relato de experiência, que envolverem sujeitos humanos terão sua publicação condicionada ao cumprimento dos princípios éticos, que deverá ser claramente descrito no último parágrafo da seção Metodologia do artigo. Deverão indicar se os procedimentos respeitaram o constante na Declaração de Helsinki (1975, revisada em 1983). Os trabalhos de autores brasileiros deverão, ainda, indicar respeito às Resoluções do Conselho Nacional de Saúde n. 510, de 2016, e apresentar o parecer do Comitê de Ética do Sistema CEP/CONEP.

- A Revista SER Social não remunera o autor que tenha seu trabalho nela publicado.

- Seções da publicação: editorial; artigos temáticos; debate; ensaio; entrevista; artigos de temas livres; resenhas; resumos de dissertações/teses; consultores ad hoc.

 

PERIODICIDADE

A SER Social tem periodicidade semestral.

 

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

ARQUIVAMENTO

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...