Foco e escopo da revista

Meridiano 47 - Journal of Global Studies é uma revista do Instituto Brasileiro de Relações Internacionais - IBRI dedicada a promover a reflexão, a pesquisa e o debate acadêmico sobre os temas da agenda internacional contemporânea.

Meridiano 47 publica artigos científicos cuja temática se situe na grande área de Relações Internacionais, e mais particularmente sobre Política Internacional, Política Externa, Economia Internacional, Instituições e Regimes Internacionais, História das Relações Internacionais e da Política Externa e sobre questões envolvendo áreas geográficas e países.

Meridiano 47 é uma publicação fundada em março de 2000 e o seu título é uma homenagem que o Instituto Brasileiro de Relações Internacionais – IBRI faz a Brasília, cidade cortada por aquela linha e na qual está sediado desde 1993. Com a publicação de Meridiano 47, o IBRI renova o seu compromisso com a análise de alto nível na área de Relações Internacionais, firmado em 1958 com a publicação da Revista Brasileira de Política Internacional – RBPI.

Não são cobradas taxas de processamento ou de publicação.

Missão 

Promover a reflexão, a pesquisa e o debate científico-acadêmicos sobre os temas da agenda internacional. 

Avaliação pelos pares

Todas as contribuições serão submetidas a arbitragem científica, em sistema de duplo cego (double blind peer review). A publicação de contribuições será sempre amparada pelas recomendações do Conselho Editorial e pela análise dos pareceres produzidos.

Diretrizes de Avaliação

As contribuições são avaliadas com os seguintes critérios:

  • Aderência à política editorial da publicação;
  • Relevância do tema e da abordagem apresentada no trabalho;
  • Qualidade da pesquisa (análise, interpretação, desenho);
  • Avanço no estado da arte (originalidade, argumentos, métodos, resultados);
  • Qualidade da redação (organização, clareza, estilo).

O processo de análise editorial pode se estender por até 60 dias. A análise editorial de todas as contribuições submetidas se dá em três passos:

  • Todas as contribuições serão analisadas pelo Comitê de Editores, que decidirá preliminarmente sobre a aderência do trabalho à política editorial do veículo, e verificará a consistência e correção preliminar em condições aceitáveis da redação;
  • Os trabalhos aprovados na primeira etapa serão submetidos a mecanismo de detecção de plágio. Isso envolve necessariamente a identificação de trechos do manuscrito que já foram publicados, ainda que de forma modificada, anteriormente;
  • As contribuições aprovadas na segunda etapa serão submetidas à arbitragem científica, em processo de duplo-cego. A arbitragem pode recomendar a aceitação plena, a aceitação com modificação ou a recusa do manuscrito. No caso da recusa, o manuscrito não poderá ser submetido novamente à Revista, mesmo após modificações.

As contribuições são avaliadas com os seguintes critérios:

  • Pertinência para Meridiano 47 (aderência à política editorial da publicação);
  • Relevância do tema e da abordagem apresentada no trabalho;
  • Qualidade da pesquisa (análise, interpretação, desenho);
  • Avanço no estado da arte (originalidade, argumentos, métodos, resultados);
  • Qualidade da redação (organização, clareza, estilo).

Diretrizes éticas e de boas práticas na publicação científica

Meridiano 47 adere integralmente às orientações sobre boas práticas para lidar com questões éticas na publicação de revistas científicas produzidas pelo Committee on Publication Ethics (COPE). O Conselho Editorial, os Editores e a equipe editorial e administrativa de Meridiano 47 concordaram que essas orientações atendem plenamente os objetivos da publicação. 

Ao submeter um artigo à apreciação do Conselho Editorial de Meridiano 47, o autor responsável pela submissão declara, em seu nome próprio e nos de seus co-autores, que tem conhecimento e que concordam integralmente com essas diretrizes. Os autores também declaram que tem conhecimento que o seu trabalho será submetido a verificação em mecanismo de identificação de plágio.

Abaixo essas diretrizes são listadas:

  • Responsible research publication: international standards for editors - Kleinert S & Wager E (2011) Responsible research publication: international standards for editors. A position statement developed at the 2nd World Conference on Research Integrity, Singapore, July 22-24, 2010. Chapter 51 in: Mayer T & Steneck N (eds) Promoting Research Integrity in a Global Environment. Imperial College Press / World Scientific Publishing, Singapore (pp 317-28). (ISBN 978-981-4340-97-7);
  • Responsible research publication: international standards for authors - Wager E & Kleinert S (2011) Responsible research publication: international standards for authors. A position statement developed at the 2nd World Conference on Research Integrity, Singapore, July 22-24, 2010. Chapter 50 in: Mayer T & Steneck N (eds) Promoting Research Integrity in a Global Environment. Imperial College Press / World Scientific Publishing, Singapore (pp 309-16). (ISBN 978-981-4340-97-7);
  • COPE Ethical Guidelines for Peer Reviewers.

A Revista segue também as orientações gerais das Diretrizes Básicas para a Integridade na Atividade Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.

Os nomes e endereços informados serão usados exclusivamente para os serviços prestados por Meridiano 47 e não são disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.