Corpos Biográficos na formação de uma cantora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/vozcen.v6i01.57350

Palavras-chave:

Pesquisa (auto)biográfica, História de Vida, Processos de Formação em Música, Formação de cantora, Biografia músico-educativa

Resumo

O presente artigo tem como objetivo principal analisar, de forma breve, em que medida ou de quais formas, o corpo biográfico se presentifica nas narrativas de formação de uma cantora de música popular. Para isso, faremos uma expansão de papéis investigativos, em que a  autora de uma pesquisa de mestrado em andamento se colocará no lugar de pesquisada, e as questões motivadoras, que foram usadas em sua coleta de dados da pesquisa, serão agora respondidas pela própria mediadora, dialogando e entrelaçando falas pessoais de experiências empíricas com o referencial teórico que embasa  a temática no campo científico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sarah Thamires Alves de Lima, Universidade de Brasília - UnB, Brasília/DF, Brasil

Professora de canto no projeto PIBID MÚSICA (Programa institucional de bolsa de iniciação à docência) Universidade de Brasília, 2013- 2014 | Participação no evento Canto coletivo improvisado, música circular-circlesongs com a presença de Zuza Gonçalves, 2016 | Integrante do programa de educação tutorial PET, música em etnografia, com a coordenadora Beatriz Magalhães Castro, pela Universidade de Brasília, 2016 | Regente no coral Solusyon (Projeto para imigrantes, integrado ao PET música em etnografia), 2016 | Trabalho de conclusão de curso , para obtenção do título de licenciado em música pela Universidade de Brasília, com o tema: A relação corpo e movimento no aprendizado do canto: uma experiência com circlesongs. Orientação: Mestra Uliana Dias Ferlim, aprovado em 2\2016 | Cantora solista na prática de bossa nova, songbook Almir Chediak, Universidade de Brasília, orientador: Alexei Alves, 2017 | Pela Universidade de Brasília, atuação como tutora no projeto de extensão canto coletivo improvisado, 2017 | Recital de formatura no curso licenciatura em música/nome do show: Ser/ Soul metamorfósico, inspirado em artistas representantes do soul music brasileiro, como Tim Maia, Djavan e Liniker 2\ 2017 | Participação como cantora representante do Brasil, no projeto musical intercultural festival Ethnos Sweden, Rättvik - Sweden 2018 | Como cantora participou da gravação da música águas do destino, brazilian samba-de-roda by Antenor Ferreira, no CD Ethnos in concert! Live at rättviksparken 6 julh 2018 | Cantora nos festivais Plural, Bocadim, Amostra Sesc de Música e Meskla, 2022-2023 | Lançamento de 5 músicas autorais nas plataformas de música, títulos; aceitação, desapego, romance, frequencia e desapego remix

Jéssica Almeida , Universidade de Brasília - UnB, Brasília/DF, Brasil

Professora do Curso de Licenciatura em Música e dos Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Música da Universidade de Brasília (UnB). Doutora e Mestre em Educação (Linha de Pesquisa Educação e Artes) pela Universidade Federal de Santa Maria (2016 e 2019). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas (Auto)Biográficas em Educação Musical (GEPAEM), desenvolvendo e orientando pesquisas sobre formação e atuação de professores, especialmente, de música, em diferentes contextos através de abordagens (auto)biográficas. Compõe o Movimento (Auto)Biográfico da Educação Musical no Brasil, tendo coordenado extensões interinstitucionais com o intuito de divulgá-lo nacionalmente. Participou do Programa Residência Pedagógica como orientadora (2018) e como coordenadora institucional (2020), além de ter composto a equipe de redatores do Currículo do Estado de Roraima (Arte), em 2018. Integra a diretoria da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) como secretária. Atua como coordenadora institucional do Pibid-UnB (2024-2026).

Referências

ALMEIDA, Jéssica. Biografia músico-educativa: produção de sentidos em meio à teia da vida. 2019. 368f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2019.

ALMEIDA, Jéssica de. Biografias músico-educativas de licenciandos em música: histórias de vida e seus processos formativos na graduação. Revista da Abem, v. 29, p. 178-198, 2021.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Aproximaciones teóricas a las perspectivas de la investigación (auto)biográfica en educación. Revista Educación y Pedagogía, Antioquia, v. 23, n. 61, p. 25-40, set. 2011.

PASSEGGI, M. C. y SOUZA, E. C. O Movimento (Auto)Biográfico no Brasil: Esboço de suas Configurações no Campo Educacional. Investigación Cualitativa, 2(1) p. 6-26. 2017.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. Tradução de José Cláudio e Júlia Ferreira. São Paulo: Cortez, 2004

JOSSO, Marie-Christine. Caminhar para si. Tradução de Albino Pozzer. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010.

JOSSO, Marie-Christine. A Imaginação e suas formas em ação nos relatos de vida e no trabalho autobiográfico: a perspectiva biográfica como suporte de conscientização das ficções verossímeis com valor heurístico que agem em nossas vidas. In: PERES, L.M.V., EGGERT, E.; KUREK, D. L. (Orgs.) Essas coisas do imaginário, diferentes abordagens sobre narrativas (auto) formadoras. São Leopoldo: Oikos; Brasília: Líber Livro, 2009.

WEEKS, Jeffrey. O corpo e a sexualidade. In: LOURO, Guacira Lopes (org.). O corpo -educado, pedagogias da sexualidade. São Paulo: Autêntica, 2022. p. 45 -105.

Downloads

Publicado

30-06-2025

Como Citar

Lima, S. T. A. de, & Almeida , J. (2025). Corpos Biográficos na formação de uma cantora. Voz E Cena, 6(01), 119–137. https://doi.org/10.26512/vozcen.v6i01.57350

Edição

Seção

Relatos

Categorias