Corpos Biográficos na formação de uma cantora
DOI:
https://doi.org/10.26512/vozcen.v6i01.57350Palavras-chave:
Pesquisa (auto)biográfica, História de Vida, Processos de Formação em Música, Formação de cantora, Biografia músico-educativaResumo
O presente artigo tem como objetivo principal analisar, de forma breve, em que medida ou de quais formas, o corpo biográfico se presentifica nas narrativas de formação de uma cantora de música popular. Para isso, faremos uma expansão de papéis investigativos, em que a autora de uma pesquisa de mestrado em andamento se colocará no lugar de pesquisada, e as questões motivadoras, que foram usadas em sua coleta de dados da pesquisa, serão agora respondidas pela própria mediadora, dialogando e entrelaçando falas pessoais de experiências empíricas com o referencial teórico que embasa a temática no campo científico.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Jéssica. Biografia músico-educativa: produção de sentidos em meio à teia da vida. 2019. 368f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2019.
ALMEIDA, Jéssica de. Biografias músico-educativas de licenciandos em música: histórias de vida e seus processos formativos na graduação. Revista da Abem, v. 29, p. 178-198, 2021.
PASSEGGI, Maria da Conceição. Aproximaciones teóricas a las perspectivas de la investigación (auto)biográfica en educación. Revista Educación y Pedagogía, Antioquia, v. 23, n. 61, p. 25-40, set. 2011.
PASSEGGI, M. C. y SOUZA, E. C. O Movimento (Auto)Biográfico no Brasil: Esboço de suas Configurações no Campo Educacional. Investigación Cualitativa, 2(1) p. 6-26. 2017.
JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. Tradução de José Cláudio e Júlia Ferreira. São Paulo: Cortez, 2004
JOSSO, Marie-Christine. Caminhar para si. Tradução de Albino Pozzer. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010.
JOSSO, Marie-Christine. A Imaginação e suas formas em ação nos relatos de vida e no trabalho autobiográfico: a perspectiva biográfica como suporte de conscientização das ficções verossímeis com valor heurístico que agem em nossas vidas. In: PERES, L.M.V., EGGERT, E.; KUREK, D. L. (Orgs.) Essas coisas do imaginário, diferentes abordagens sobre narrativas (auto) formadoras. São Leopoldo: Oikos; Brasília: Líber Livro, 2009.
WEEKS, Jeffrey. O corpo e a sexualidade. In: LOURO, Guacira Lopes (org.). O corpo -educado, pedagogias da sexualidade. São Paulo: Autêntica, 2022. p. 45 -105.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2025 Voz e Cena

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita aos autores e à Revista Voz e Cena e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelos autores e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Voz e Cena e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este trabalho está licenciado com uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.![]()

