O uso do headphone enquanto estratégia performativa
possibilidades observadas em The Show Must Go On (2011)
DOI:
https://doi.org/10.26512/vozcen.v6i01.57349Palavras-chave:
Headphone, Jérôme Bel, PerformanceResumo
Este artigo tem como objetivo especular acerca do uso performativo do headphone. Este é um objeto técnico que tem como um de seus objetivos possibilitar ouvir sonoridades em certos contextos. Para tal, será apresentado o objeto técnico, especulado alguns de seus usos, dando enfoque a como ele é utilizado na obra do Jérôme Bel, The Show Must Go On (2001).
Downloads
Referências
BRUNO, Fernanda. A obscenidade do cotidiano e a cena comunicacional contemporânea. Revista Famecos, v. 11, n. 25, p. 22-28, 2004.
ETCHELLS, Tim. The Show Must Go On. 2002. Disponível em: https://www.jeromebel.fr/index.php?p=5&cid=202. Acesso em: 31 jan. 2025.
EUGENIO, Fernanda. Por uma política do co-passionamento: comunidade e corporeidade no Modo Operativo AND. Fractal: revista de psicologia, v. 29, n. 2, p. 203-210, 2017.
EUGÊNIO, Fernanda; FIADEIRO, João. Dos modos de re-existência: Um outro mundo possível, a secalharidade. AND LAB: Artistic Research and Scientific Creativity, 2012.
HARMAN, Graham. Art and objects. 2019.
LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos. Editora 34, 1994.
LIGNELLI, César. Sonoplastia: breve percurso de um conceito. ouvirOUver, v. 10, n. 1, p. 142-150, 2014.
LIMA, Gabriel. De dentro para fora no The Show Must Go On de Jérôme Bel. 2016. Disponível em: https://labcritica.com.br/de-dentro-para-fora-no-the-show-must-go-on-de-jerome-bel/. Acesso em: 31 jan. 2025.
MACEDO, Gabriela Duarte et al. Análise do perfil de usuários de fones de ouvido. Anais do Seminário Regional de Extensão Universitária da Região Centro-Oeste (SEREX)(ISSN 2764-1570), n. 5, p. 204-205, 2021.
ROSA, Hartmut. Aceleração: a transformação das estruturas temporais na modernidade. Editora Unesp, 2020.
Siegmund, Gerald. The Show Must Go On. 2002. Disponível em: https://www.jeromebel.fr/index.php?p=5&cid=204. Acesso em: 31 jan. 2025.
VIDIGAL, Leonardo Alvares. Pontos de escuta e diegese múltipla da chanson no cinema. Significação: Revista de Cultura Audiovisual, v. 48, n. 55, p. 212-230, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Voz e Cena

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita aos autores e à Revista Voz e Cena e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelos autores e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Voz e Cena e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este trabalho está licenciado com uma Creative Commons Attribution 4.0 International License.![]()

