Imágenes patriarcalizadas y codificacíon fílmica en el cine cubano

Autores

  • Brígida M. Pastor University of Glasgow

Resumo

Este estudo explora as mudanças e as transformações sociais, políticas e culturais de Cuba por meio do filme Lucía (Humberto Solás, 1968). O conceito de ‘nação’ se projeta na película de Solás como uma categoria de gênero sexual,
na qual imagens patriarcalizadas e sua codificação fílmica forçam o espectador a refletir sobre a eloquente dialética entre gênero e nação. Lucía consiste em três histórias independentes com um tema comum, todas elas introduzem
uma mulher em ‘revolução’. Estas mulheres revelam-se em constante liberação pessoal dos restritivos papéis que se lhes impõe pela classe e pelo sexo, como metáfora da descolonização e da transformação de Cuba. O filme também
representa uma tentativa desafiadora de definir um estilo fílmico desligado dos modelos impostos pelo imperialismo cultural do mundo ocidental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Brígida M. Pastor, University of Glasgow

Professora da University of Glasgow.

Publicado

2009-12-24

Como Citar

M. Pastor, B. (2009). Imágenes patriarcalizadas y codificacíon fílmica en el cine cubano. T.E.X.T.O.S DE H.I.S.T.Ó.R.I.A. Revista Do Programa De Pós-graduação Em História Da UnB., 16(1), 75–91. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/textos/article/view/28008