LUCE FABRI, O ANARQUISMO E AS MULHERES

Autores

  • Margareth Rago Universidade de Campinas - UNICAMP

Palavras-chave:

Anarquismo; Luce Fabbri; Mulheres Anarquistas; Gênero.

Resumo

Nesse artigo, pretendo apresen-tar dimensões pouco trabalhadas da história do anarquismo latino-americano, a partir da trajetória da militante anarquista italiana Luce Fabbri, ex-professora universitária, historiadora e poetisa, falecida recentemente, aos 92 anos de idade. Acompanhando os percursos de sua própria memorização do passado, das leituras que produz da história dos libertários, busco destacar a presença das mulheres anarquistas, no Uruguai e perceber as problematizações sobre as relações de gênero no pensamento libertário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Margareth Rago, Universidade de Campinas - UNICAMP

Professora livre-docente do Depto de História do IFCH da Unicamp e coordenadora do Grupo de Estudos Foucaultianos da Linha de Pesquisa História, Cultura e Gênero do Programa de Pós-Graduação em História deste Depto. Foi professora-visitante no Depto de História do Connecticut College, nos Estados Unidos, pela Comissão Fulbright. Publicou vários livros: O que é Taylorismo?, Brasiliense, 1984; Do Cabaré ao Lar. A utopia da cidade disciplinar, Pa z &Terra, 1998; Os Prazeres da Noite.Prostituição e Códigos da Sexualidade Feminina em São Paulo, Paz e Terra, 1991; Narrar o Passado, Repensar a História, com Renato Aloisio Gimenes, Unicamp, 2000 e Entre a História e a Liberdade. Luce Fabbri e o Anarquismo Contemporâneo, Unesp, 2001.

Downloads

Publicado

2012-01-05

Como Citar

Rago, M. (2012). LUCE FABRI, O ANARQUISMO E AS MULHERES. T.E.X.T.O.S DE H.I.S.T.Ó.R.I.A. Revista Do Programa De Pós-graduação Em História Da UnB., 8(1-2), 219–244. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/textos/article/view/27809

Edição

Seção

Artigos