NO CALOR DO DEBATE: A MATERNIDADE EM PERSPECTIVA

Autores

  • Denyse Baillargeon Université de Quebec à Montreal - UQAM)

Palavras-chave:

Maternidade; Historiografia; Feminismo; Comportamento feminino.

Resumo

Este artigo faz um balanço da pesquisa histórica sobre a maternidade no Quebec a fim de verificar semelhanças ou disparidades em relação ao Canadá anglófono e aos Estados Unidos. De forma geral, as historiadoras do Quebec exploraram os mesmos temas que suas colegas americanas e européias, mas a historiografia feminista de língua francesa da América do Norte particulariza-se na medida em que concede um amplo lugar à Igreja católica, cujo papel foi preponderante no Quebec para a definição das normas de comportamento feminino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denyse Baillargeon, Université de Quebec à Montreal - UQAM)

Doutora em História e professora titular do Departamento de História da Université de Montreal , Quebec. Especialista em história das mulheres e da família no Quebec, é autora de vários artigos e de um livro intitulado Ménagères au temps de la crise (remue-ménage: 1991 et 1993) que se debruça sobre a contribuição das mulheres à sobrevivência das famílias operárias durante a crise dos anos 1930. Anima um seminário de Estudos Feministas na Université de Montreal e prepara atualmente um livro sobre a história da maternidade no Quebec no século XX.
Tradução: Tânia Navarro Swain (Universidade de Brasília).

Downloads

Publicado

2012-01-05

Como Citar

Baillargeon, D. (2012). NO CALOR DO DEBATE: A MATERNIDADE EM PERSPECTIVA. T.E.X.T.O.S DE H.I.S.T.Ó.R.I.A. Revista Do Programa De Pós-graduação Em História Da UnB., 8(1-2), 139–156. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/textos/article/view/27806

Edição

Seção

Artigos