Urbanização colonial na América Latina: cidade planejada versus desleixo e caos

Autores

  • Betina Schürmann Universidade de Brasília

Palavras-chave:

História Urbana.

Resumo

A história urbana nasceu na América Latina na década de 1950, restrita à Argentina, ao Brasil e ao México, e, a partir daí , acadêmicos destes e de outros países desenvolveram uma polêmica sobre o traçado dos núcleos urbanos coloniais, sustentando que o desenho urbano das cidades da América Espanhola, obedecendo a uma legislação específica, foi regular, com o traçado geométrico em xadrez e, em contraposição, as suas congêneres da América Portuguesa se caracterizavam pela falta de ordem, refletiam o caos e uma total ausência de planejamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Betina Schürmann, Universidade de Brasília

Bacharel em história (UnB,1972) mestre em história urbana (USP, 1979) e doutora em sociologia (FLACSO/UnB, 1996). Professora da Universidade de Brasília, desenvolve duas linhas de pesquisa: história urbana colonial latino-americana e gestão democrática em governos locais. Publicou em 1998, pela Editora da UnB, o livro Sindicalismo e Democracia. Os casos do Brasil e do Chile.

Downloads

Publicado

2012-01-03

Como Citar

Schürmann, B. (2012). Urbanização colonial na América Latina: cidade planejada versus desleixo e caos. T.E.X.T.O.S DE H.I.S.T.Ó.R.I.A. Revista Do Programa De Pós-graduação Em História Da UnB., 7(1-2), 149–178. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/textos/article/view/27798

Edição

Seção

Artigos