O NEGRO NA HISTORIOGRAFIA DIDÁTICA: IMAGENS, IDENTIDADES E REPRESENTAÇÕES

Autores

  • Ricardo Oriá

Resumo

A celebração de efemérides nacionais é uma excelente oportunidade para procedermos algumas reflexões sobre a construção da memória nacional em torno das chamadas datas cívico-comemorativas. Só muito recentemente, a partir do final dos anos 80, em virtude da emergência do movimento negro organizado, é que a data de 20 de novembro passou a ser incorporada no calendário nacional como "Dia Nacional da Consciência Negra", em alusão à morte de um dos maiores líderes afro-brasileiros da história nacional, Zumbi dos Palmares.
Este texto objetiva, pois, trazer algumas contribuições á reflexão sobre essa efeméride nacional, a partir de uma análise crítica acerca da imagem do negro, sua história e sua cultura, na produção editorial do País.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Oriá

Assessor Legislativo da Área de Educação, Cultura e Desporto da Câmara dos Deputados e Doutorando em História Social e das Idéias na UnB.

Downloads

Publicado

2011-12-19

Como Citar

Oriá, R. (2011). O NEGRO NA HISTORIOGRAFIA DIDÁTICA: IMAGENS, IDENTIDADES E REPRESENTAÇÕES. T.E.X.T.O.S DE H.I.S.T.Ó.R.I.A. Revista Do Programa De Pós-graduação Em História Da UnB., 4(2), 154–165. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/textos/article/view/27748

Edição

Seção

Artigos