MATO GROSSO: O ESTIGMA DA BARBÁRIE E A IDENTIDADE REGIONAL

Autores

  • Lylia da Silva Guedes Galetti Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Palavras-chave:

MATO GROSSO; IDENTIDADE REGIONAL

Resumo

Grandes sertões mínimas veredas. Licença poética à Guimarães Rosa, esta expressão resume as imagens do vasto interior brasileiro nas representações da identidade nacional, ao longo das primeiras décadas da República. Indistintamente chamadas de sertão, independente de sua localização geográfica, as regiões do interior do Brasil figuravam, então, como um contraponto às imagens de um litoral onde o Brasil vestia as cores do progresso e da civilização.
Nesta reflexão preliminar sobre a construção de uma identidade mato-grossense no período mencionado, o ponto de partida são alguns elementos dessa representação dicotômica do território brasileiro. Considerando que é no quadro de representações da nação e de sua base física que se constituem as imagens das distintas regiões do país, procurei explorar as dificuldades na elaboração de uma imagem positiva do território e da gente de Mato Grosso, no momento em que ser parte do sertão podia significar, entre tantas coisas, ser um espaço de barbárie.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-12-19

Como Citar

da Silva Guedes Galetti, L. (2011). MATO GROSSO: O ESTIGMA DA BARBÁRIE E A IDENTIDADE REGIONAL. T.E.X.T.O.S DE H.I.S.T.Ó.R.I.A. Revista Do Programa De Pós-graduação Em História Da UnB., 3(2), 48–81. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/textos/article/view/27725

Edição

Seção

Artigos