Por uma sociologia do ensino de sociologia nas escolas:

da finalidade atribuída à disciplina à experiência social do alunato. Estudos de caso no Distrito Federal

Authors

  • Sayonara Leal Universidade de Brasília
  • Tauvana Yung Universidade de Brasília

Keywords:

Mediações pedagógicas, Experiência e representação social, Ensino de sociologia, Escolas do Distrito Federal

Abstract

Este trabalho trata da relação entre finalidade intelectual atribuída à disciplina sociologia no ensino médio e representações que o alunato de escolas públicas e particulares do Distrito Federal (DF) fazem a partir da sua experiência social com as ciências sociais no espaço escolar. Baseamo-nos em pesquisa quali/quanti, envolvendo a aplicação de questionários e grupos focais com alunos de escolas do DF, observações participantes nas escolas e análise documental. Propomos identificar a relação entre duas categorias epistêmicas fundamentais em nossa pesquisa: mediações pedagógicas (conhecimentos conteudísticos e didáticos do professor de sociologia) e experiência social do alunato acerca da disciplina na escola. A relação entre mediações pedagógicas e experiência social do alunato no âmbito do ensino de sociologia na escola nos esclarece como o tema da utilidade intelectual das ciências sociais e sua pertinência na formação do ensino médio perpassa as operações críticas que o alunato das escolas do DF realizam sobre a sociologia como área de conhecimento e a sociologia que vai à escola.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Sayonara Leal, Universidade de Brasília

Professora adjunta do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília (UnB).

Tauvana Yung, Universidade de Brasília

Mestre e doutoranda em sociologia pela UnB.

Published

2016-05-31

How to Cite

Leal, S., & Yung, T. (2016). Por uma sociologia do ensino de sociologia nas escolas:: da finalidade atribuída à disciplina à experiência social do alunato. Estudos de caso no Distrito Federal. Sociedade E Estado, 30(3), 773–796. Retrieved from https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/6034

Issue

Section

Artigos