Redes Sociais Virtuais e a Democracia 2.0: Dinâmicas e Perspectivas Políticas na Relação entre Políticos e Sociedade
Resumo
O presente ensaio teórico aborda as vantagens disponíveis nas redes sociais virtuais, dentro do ambiente da web 2.0, no estabelecimento do que se tem convencionado denominar de democracia 2.0, na relação entre sociedade e Políticos 2.0. Pontua-se a importância dos softwares sociais, seu desenvolvimento e características que permitem relações e a troca de informações, bem como a importância do marketing político, o uso das redes como palanques virtuais e os impactos positivos, tais como redução de custos de campanha e facilidade de interação com o eleitorado. O estudo se propôs a analisar a utilização das redes sociais virtuais por políticos como espaço de relacionamento, comunicação e de publicidade política no contexto que os envolve com a sociedade civil. Além disso, buscou discutir os atuais impactos e as perspectivas destas redes para a democracia. Como resultado, o estudo permitiu compreender que o ‘boom’ da democracia atual tem sido, em partes, possibilitado pela interatividade e dinamismo na relação e comunicação entre os políticos e a sociedade, denominando tais políticos que utilizam os espaços virtuais como Políticos 2.0. Por fim, este estudo explora a discussão da sociabilidade e da política virtual em um novo e dinâmico processo democrático.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 RP3 - Revista de Pesquisa em Políticas Públicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à revista autorizam sua publicação em meio eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos atestam sua originalidade e sua autoria