V-FES-Cycling: Desenvolvimento de uma interface de comunicação entre um sistema FES-Cycling e um ambiente de realidade virtual para reabilitação de pacientes com lesão medular
Palavras-chave:
Reabilitação, Ciclismo-FES, Realidade Virtual, Lesão medular, IntegraçãoResumo
A reabilitação de indivíduos com Lesão Medular (LME) enfrenta desafios relacionados à adesão dos pacientes devido à natureza repetitiva dos exercícios de reabilitação. A Realidade Virtual (RV) e os jogos sérios têm sido aplicados para aumentar a motivação, permitindo um ambiente interativo e imersivo. A Estimulação Elétrica Funcional (FES) é uma abordagem eficaz para ativar grupos musculares e promover o ciclismo assistido, facilitando a reabilitação. Este estudo apresenta a plataforma V-FES-Cycling, que integra um triciclo acionado por FES a um ambiente virtual para reabilitação. A plataforma inclui um triciclo instrumentado com um sensor encoder para monitorar a pedalada, transmitindo os dados via Bluetooth para um software desenvolvido na Unreal Engine (UE). O sistema permite a sincronização do movimento real com um modelo 3D na RV e ajustes em tempo real dos parâmetros da estimulação elétrica. Os resultados demonstraram que a interface possibilita uma sincronização precisa dos dados, com latência de 0,97ms, garantindo resposta rápida e imersão do usuário. Futuras melhorias incluem aprimoramento do protocolo de comunicação, implementação de um freio eletromagnético e desenvolvimento de um exergame para aumentar a adesão dos pacientes. Ensaios clínicos futuros serão conduzidos para validar a eficácia da plataforma na reabilitação motora.
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