Desenvolvimento de um Sistema de Navegação para Aplicação em Cadeira de Rodas Automatizada de Baixo Custo
Palavras-chave:
Tecnologias assistivas, Sistema de navegação, Cadeira de rodas automatizadaResumo
Desde pessoas que nasceram com alguma condição física até aquelas que adquiriram a necessidade devido a situações como envelhecimento ou acidentes, o campo das tecnologias assistivas têm se desenvolvido cada vez mais com o passar dos anos. Dentro desse campo, destacam-se as soluções específicas para cada conjunto de deficiência. No contexto da deficiência motora, existem soluções que auxiliam as pessoas com tais deficiências na sua adaptação e melhor convivência social, como é o caso do desenvolvimento de cadeiras de rodas automatizadas. O desenvolvimento de smart wheelchair, mais especificamente as cadeiras de rodas automatizadas, como qualquer automação de sistemas de locomoção, pode ser feito de maneiras completamente diferentes. Além disso, em virtude da complexidade de tais soluções, além da baixa demanda quando comparada a outros mercados, o custo para a aquisição de cadeiras de rodas autônomas é consideravelmente alto, sendo inacessível a uma grande parcela do público que o necessita. É com base nisso que o projeto a seguir propõe o desenvolvimento de um sistema de navegação autônomo destinado à construção de cadeiras de rodas de baixo custo de produção e manutenção. Portanto, obteve-se um sistema com locomoção manual, através de comandos do operador, e autônoma, que contou com um sistema de navegação simples, de baixo custo e confiável.
Downloads
Referências
Governo Federal. IV RELATÓRIO NACIONAL DE CUMPRIMENTO DA CONVENÇÃO INTERAMERICANA PARA ELIMINAÇÃO DE TODAS AS FORMAS DE DISCRIMINAÇÃO CONTRA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (CIADDIS) E O PROGRAMA DE AÇÃO PARA A DÉCADA DAS AMÉRICAS PELOS DIREITOS E PELA DIGNIDADE DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (PAD). Ministério dos direitos humanos e da cidadania, 2024. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/navegue-por-temas/pessoa-com-deficiencia/acoes-e-programas/RELATORIOOEA2024PORTUGUES_final.pdf >. Acesso em: 13 fev. 2025.
Yussif, S.; Soar, J.; Hafeez-Baig, A. Older people, assistive technologies, and the barriers to adoption: A systematic review. International journal of medical informatics, 94:112–116, 2016.
Ziza, L. N.; Ximenes, T. S. S. Desenvolvimento de um sistema para o monitoramento de acidentes domésticos de idosos utilizando Visão Computacional. Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia. 2022, Vol.8, N° 1, 36-47.
Simpson, R. C.. Smart wheelchairs: A literature review. Journal of rehabilitation research and development, 2005. 42(4) : 423.
Silva, C. B.; Ares, V. E. et.al. FastSLAM 1.0 aplicado em uma cadeira de rodas inteligente. Em XIV Encontro de Alunos e Docentes do DCA/FEEC/UNICAMP (EADCA), Ago, 2022.
Nadjib, F. A. et al. Electric Wheelchair Using Blynk Smartphone Application. IOP Conf. Ser.: Earth Environ. Sci. 2021, 794 012124.
Hou, T. K. et al. Arduino based voice controlled wheelchair. J. Phys.: Conf. Ser. 2020, 1432 012064.
Abdulsada, H. F. et al. Intelligent control system of a wheelchair for people with quadriplegia paralysis. IIUM Engineering Journal, 2019, Vol. 20, No. 1.
Hamadi, H. et al. Human tracking control system using Kinect sensors on wheelchair based on Arduino. J. Phys.: Conf. Ser. 2020, 1436 012003
NVIDIA-ISAAC-ROS. GitHub - NVIDIA-ISAAC-ROS/isaac_ros_visual_slam: Visual SLAM/odometry package based on NVIDIA-accelerated cuVSLAM. GitHub. Disponível em: <https://github.com/NVIDIA-ISAAC-ROS/isaac_ros_visual_slam>. Acesso em: 5 nov. 2024.
Downloads
Publicado
Versões
- 2025-06-10 (2)
- 2025-06-10 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.



