O uso da linguagem Python, da biblioteca SymPy e do Google Colab como recursos mediadores no ensino do Cálculo Integral

Autores

Palavras-chave:

Python, Computação Simbólica, Cálculo Integral

Resumo

Neste trabalho são apresentados o processo de construção e o relato de aplicação da oficina intitulada “O estudo de integrais e a representação gráfica de funções com o Python e a ferramenta computacional Google Colab”. A partir de uma questão norteadora, que analisa a emissão de partículas poluentes por dois motores, um do tipo convencional e um protótipo, conceitos como funções, integrais indefinidas e definidas foram abordados, tendo como público-alvo alunos dos cursos de Ciências Exatas e Engenharias de uma instituição federal de ensino superior do estado do Rio Grande do Sul. Seguindo o formato online, por videochamada, cada um dos participantes estava conectado a uma plataforma, o Google Colaboratory, onde os códigos Python foram executados diretamente do navegador com o objetivo de solucionar a situação-problema proposta. Ao final da oficina, um formulário de avaliação foi disponibilizado aos participantes. A oficina estendeu-se um pouco além das duas horas programadas. Participaram alunos da Universidade Federal do Rio Grande os quais maioria possuía familiaridade com Python. Todos os participantes concordaram que a oficina desempenhou um papel relevante em suas formações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Python: Página de documentação oficial do Python. Disponível online: https://www.python.org/doc/ (Acesso em 30/03/2023).

SymPy: Documentação oficial do SymPy. Disponível online: https://github.com/sympy/sympy/releases (Acesso em 30/03/2023).

Colaboratory: Página de perguntas frequentes do Google Colaboratory. Disponível online: https://research.google.com/colaboratory/intl/pt-BR/faq.html (Acesso em 13/04/2023).

Masetto, M. T. Mediação pedagógica e tecnologias de informação e comunicação. In: Moran, J. M.; Masetto, M. T.; Behrens, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Papirus, 2013, São Paulo, 17a ed., pp. 133-173.

Amorin, J. de A. et. al. Ambientes de Compartilhamento de Material Didático em Educação a Distância. Rio de Janeiro: Tecnologia Educacional - Revista Brasileira de Tecnologia Educacional; n. 157/158, pp. 7-18, 2002.

Machado, N. Matemática e realidade. Cortez: São Paulo, 2001.

Stewart, J. Aplicações de Integração. Em Cálculo, 5a ed.; Pioneira Thomson Learning: São Paulo, Brasil, 2015; Volume 1, pp. 434-469.

Scaralleno, R. Aplicações do cálculo diferencial e integral: temperature, calor e dilatação térmica. Dissertação de mestrado, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade de Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, 2021.

Elon, L. Álgebra Linear. As Coordenadas da Reta. Em Geometria Analítica e Álgebra Linear, 2a ed., IMPA, Rio de Janeiro, 2015; Volume 1, pp. 40-53.

Downloads

Publicado

2024-01-31

Como Citar

Biller, J., Rodriguez, B., & Poffal, C. (2024). O uso da linguagem Python, da biblioteca SymPy e do Google Colab como recursos mediadores no ensino do Cálculo Integral. Revista Interdisciplinar De Pesquisa Em Engenharia, 9(2), 28–37. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/52319