O uso da linguagem Python, da biblioteca SymPy e do Google Colab como recursos mediadores no ensino do Cálculo Integral
Palavras-chave:
Python, Computação Simbólica, Cálculo IntegralResumo
Neste trabalho são apresentados o processo de construção e o relato de aplicação da oficina intitulada “O estudo de integrais e a representação gráfica de funções com o Python e a ferramenta computacional Google Colab”. A partir de uma questão norteadora, que analisa a emissão de partículas poluentes por dois motores, um do tipo convencional e um protótipo, conceitos como funções, integrais indefinidas e definidas foram abordados, tendo como público-alvo alunos dos cursos de Ciências Exatas e Engenharias de uma instituição federal de ensino superior do estado do Rio Grande do Sul. Seguindo o formato online, por videochamada, cada um dos participantes estava conectado a uma plataforma, o Google Colaboratory, onde os códigos Python foram executados diretamente do navegador com o objetivo de solucionar a situação-problema proposta. Ao final da oficina, um formulário de avaliação foi disponibilizado aos participantes. A oficina estendeu-se um pouco além das duas horas programadas. Participaram alunos da Universidade Federal do Rio Grande os quais maioria possuía familiaridade com Python. Todos os participantes concordaram que a oficina desempenhou um papel relevante em suas formações.
Downloads
Referências
Python: Página de documentação oficial do Python. Disponível online: https://www.python.org/doc/ (Acesso em 30/03/2023).
SymPy: Documentação oficial do SymPy. Disponível online: https://github.com/sympy/sympy/releases (Acesso em 30/03/2023).
Colaboratory: Página de perguntas frequentes do Google Colaboratory. Disponível online: https://research.google.com/colaboratory/intl/pt-BR/faq.html (Acesso em 13/04/2023).
Masetto, M. T. Mediação pedagógica e tecnologias de informação e comunicação. In: Moran, J. M.; Masetto, M. T.; Behrens, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Papirus, 2013, São Paulo, 17a ed., pp. 133-173.
Amorin, J. de A. et. al. Ambientes de Compartilhamento de Material Didático em Educação a Distância. Rio de Janeiro: Tecnologia Educacional - Revista Brasileira de Tecnologia Educacional; n. 157/158, pp. 7-18, 2002.
Machado, N. Matemática e realidade. Cortez: São Paulo, 2001.
Stewart, J. Aplicações de Integração. Em Cálculo, 5a ed.; Pioneira Thomson Learning: São Paulo, Brasil, 2015; Volume 1, pp. 434-469.
Scaralleno, R. Aplicações do cálculo diferencial e integral: temperature, calor e dilatação térmica. Dissertação de mestrado, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade de Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, 2021.
Elon, L. Álgebra Linear. As Coordenadas da Reta. Em Geometria Analítica e Álgebra Linear, 2a ed., IMPA, Rio de Janeiro, 2015; Volume 1, pp. 40-53.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.