Otimização Paramétrica de Modelo Linear de ¼ Veículo Excitada pelo Perfil de Pista Aleatório da ISO 8608:2016
Palavras-chave:
Otimização Paramétrica, Mapa de Resposta, Vibração Aleatória, ¼ de Veículo, Conforto/DirigibilidadeResumo
O presente trabalho tem por objetivo determinar os parâmetros ótimos de massa, rigidez e amortecimento para um modelo linear dinâmico de suspensão veicular para ¼ de veículo. Realizou-se adimensionalização do modelo dinâmico de suspensão veicular de ¼ de veículo e a partir dos parâmetros adimensionais razão de massa, razão de rigidez, e razão de amortecimento definiu-se os parâmetros dimensionais da suspensão. O modelo dinâmico de ¼ de veículo é excitado pelo perfil de pista aleatório normatizado (ISO 8608:2016). Por uma técnica de mapa de resposta, mapeou-se os critérios de conforto J_1 e de roadhold J_2 para as combinações das razões adimensionais acima que resultaram na otimização dos critérios. As configurações ótimas obtidas são avaliadas pelo limite de exposição para nível de eficiência reduzida (ISO 2631:1978).
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