Estudo da influência da topologia dos furos na taxa de propagação de trincas

Autores

Palavras-chave:

furos, trincas, rebites, renacidade à fratura

Resumo

O processo de furação para uniões parafusadas ou rebitadas de componentes são muito usuais na indústria naval, aeronáutica, mecânica e civil. Neste contexto, o presente trabalho tem por objetivo estudar, a partir da simulação computacional, a influência da geometria dos furos (passante, chanfrado e adoçado) na propagação de trincas quando submetidas a carregamentos de natureza estática e dinâmica. Para a avaliação de trinca estática foi considerada falha quando o fator de intensidade de tensão (FIT) supera a tenacidade à fratura do material (KIc). No caso de fadiga, foi considerado a condição de pequena zona de plastificação de ponta de trinca e a Lei de Paris para determinação da região II da curva dadN x DeltaK. Inicialmente foi realizada uma análise paramétrica da geometria dos furos para obter uma topologia que resultasse em menor descontinuidade do campo de tensões e consequentemente menor influência no crescimento da trinca estática. A topologia de melhor desempenho foi utilizada na sequência para o estudo da taxa de crescimento de trinca em fadiga considerando a Lei de Paris. Os ensaios numéricos foram realizados em um corpo de prova em alumínio 7075-T6 resultando em curvas dadN x DeltaK com boa concordância com a literatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Gaspari , R.S.; Reis,E. ; Chaves , R.S ; Técnicas Para Identificação Do Estágio Inicial e/Ou Acompanhamento de Trinca Ocasionada Por Fadiga Mecânica. Anais Do IX Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, no. March 2018.

Fuchs, H.O.; Stephens, R.I.; Saunders H.; Metal Fatigue in Engineering. Journal of Engineering Materials and Technology.1980, Volume 103.

Zhao, T.; Yanyao, J.; Fatigue of 7075-T651 Aluminum Alloy. International Journal of Fatigue 2008, Volume 30.

Moreno, J.R.S; Ribeiro, C.; Junior, E.M; Computational Study of Fatigue Fracture in Rivet Housing of an Aeronautical Aluminum Alloy 7075-T6. International Journal of Advanced Engineering Research and Science 2018, Volume 5.

Reifsnider, K.L.; Fazzino, P.; Majumdar, P.K.; Xing, L.; Material State Changes as a Basis for Prognosis in Aeronautical Structures. Aeronautical Journal 2009, Volume 113.

Martinetti, A.M.D.; Singh, S.; Applications and Challenges of Maintenance and Safety Engineering in Industry 2020.

Downloads

Publicado

2023-01-31

Como Citar

Ladeira, H., & Anflor, C. T. M. (2023). Estudo da influência da topologia dos furos na taxa de propagação de trincas. Revista Interdisciplinar De Pesquisa Em Engenharia, 8(2), 81–92. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/ripe/article/view/46321