Confiabilidade de vigas de concreto armado em estruturas portuárias no estado limite último de flexão
Reliability of reinforced concrete beams in port structures in the bending ultimate limit state
Palavras-chave:
estruturas portuárias; vigas de concreto armado; confiabilidade estrutural; FORMResumo
Este trabalho tem por objetivo estudar a confiabilidade estrutural nos projetos de vigas portuárias de concreto armado levando em consideração as prescrições da NBR 6118:2014. Foi considerado o desempenho de vigas sob carregamentos pesados em ambientes agressivos de zonas portuárias, verificando a influência da variação de parâmetros de projeto sobre a segurança da estrutura. A verificação da confiabilidade estrutural dos projetos se deu através da avaliação do índice de confiabilidade segundo o Método de Confiabilidade de Primeira Ordem (FORM ”“ First Order Reliability Method), o qual foi aplicado para a verificação do estado limite-último de flexão para as vigas dimensionadas e com redução na área efetiva de aço da armadura de tração devido à corrosão. Foram realizados estudos paramétricos para avaliar a confiabilidade das vigas de acordo com a variação da resistência característica à compressão do concreto, carregamento permanente, carregamento variável e taxa de armadura tracionada. Os resultados se mostraram coerentes, tendo o índice de confiabilidade apresentado grande variação para relações de carregamento variável elevada e redução da taxa de armadura tracionada, concluindo com a necessidade de revisar os coeficientes de segurança propostos pela norma brasileira para cargas variáveis.
Downloads
Referências
Ang, A.H.; Tang, W.H. Probability concepts in engineering planning and design. Volume II: decision, risk and reliability. John Wiley & Sons, 1990.
Associação Brasileira de Normas Técnicas. Projeto de estruturas de concreto ”“ Procedimento: NBR-6118. Rio de Janeiro, 2014.
Bolina, F.L.; Tutikian, B.F.; Helene, P.R.L. Patologia de estruturas. Oficina de Textos, São Paulo, 2019.
Clímaco, J.C.T.S. Estruturas de concreto armado: fundamentos de projeto, dimensionamento e verificação. Editora UnB. Brasília. 2008.
Galambos, T.V. Design Codes, Engineering Safety. MC Gral Hill. 1982.
Medeiros, M.H.F.; Helene, P.R.L. Durabilidade e proteção do concreto armado. Téchne, 151 ed. São Paulo, 2009.
Minasi, A.T. Confiabilidade de vigas de concreto armado em estruturas portuárias no estado limite último de flexão. Dissertação de Mestrado em Engenharia Oceânica, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Oceânica, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016.
Paliga, C.M. Análise probabilística de vigas de concreto armado recuperadas à flexão, através do método de Monte Carlo utilizando um modelo de elementos finitos. Tese de Doutorado em Engenharia Civil, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.
Pereira, F; Helene, P.R.L. Guía para el diagnóstico y la intervención correctiva. In: Rehabilitación y mantenimiento de estructuras de concreto. São Paulo, 2007. p. 93-140.
Ribeiro, S.E.C. Análise da confiabilidade de vigas de concreto armado com plástico reforçado por fibras. Tese de Doutorado em Engenharia de Estrutura, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas, Universidade Federal de Minas Gerais, 2009.
Santos, D.M; Stucchi, F.R.; Beck, A.T. Confiabilidade de vigas projetos de acordo com as normas brasileiras. Revista IBRACON de Estruturas e Materiais, 2014, v.7, n.5, p.723-746.
San Martins, D.A. Confiabilidade de vigas pré-tracionadas de concreto protendido. Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2014.
Veiga. J.M.G.C. Métodos de análise das incertezas na verificação da segurança estrutural em engenharia civil. 2008. Tese de Doutorado em Ciências de Engenharia, Faculdade de Engenharia, Universidade do Porto, Portugal, 2008.
Zhao, X.; He, X.J.; Yang, Y.C. Numerical simulation of gfrp reinforced concrete beams. Advances in Materials Science and Engineering, 2017, v.2017, p.1-10.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Interdisciplinar de Pesquisa em Engenharia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.