Potencial de redução de emissão de CO2 pelo uso de transporte ferroviário: um estudo de caso no Brasil
Palavras-chave:
Emissões de CO2. Transporte ferroviário. Transporte rodoviário. Transporte e meio ambiente.Resumo
No Brasil, o setor de transporte de cargas depende fortemente de fontes de energia não renováveis, resultando em altas emissões de GEE. Neste aspecto, o modo ferroviário é ambientalmente mais sustentável que o rodoviário e ainda pode conduzir à menores custos logísticos. O presente trabalho se propôs a avaliar o potencial de redução das emissões de CO2 pelo uso de transporte ferroviário de carga em comparação à s atuais emissões equivalentes do transporte rodoviário, recorrendo a um estudo de caso em um importante trecho de escoamento de grãos para exportação no Brasil. Foram calculadas as emissões, considerando três tipos de locomotivas e dois tipos de caminhões, mediante uso do carregamento médio de um trem convencional e conversão, de forma equivalente, em carga para veículos rodoviários, permitindo a comparação compatível entre os resultados. As emissões foram determinadas como relação entre o consumo de combustível e emissões equivalentes (fator de emissão de CO2 do IPCC). Como resultado observou-se a maior eficiência energética do transporte ferroviário em todos os casos, com redução de até 37% das emissões em relação ao modo rodoviário. Além disso, o transporte ferroviário também apresentou um custo estimado 40% mais barato que o rodoviário. Tais constatações corroboram com estudos anteriores e reforçam a relativa sustentabilidade do transporte ferroviário frente ao rodoviário no caso do transporte de cargas, em termos de emissões de CO2.
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