UMA VISÃO GERAL DO PROCESSO DE ORIENTAÇÃO E DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA RELAÇÃO ORIENTADORORIENTADO NAS ÁREAS DE ENGENHARIAS
DOI:
https://doi.org/10.26512/ripe.v2i10.21728Palavras-chave:
Orientação. Genealogia Acadêmica. Plataforma Lattes.Resumo
A relação orientador-orientado, além da evidente propagação de conhecimento, pode proporcionar um aumento na produção científica dos orientadores. Especificamente em programas de pós-graduação, onde orientados submetem diversos trabalhos em diferentes meios de publicação, estes acabam por impulsionar a produção de seu orientador, já que em geral os orientadores surgem como coautores, responsáveis por instruir e auxiliar no desenvolvimento do trabalho. Portanto, visualizar o processo de orientação e a produção científica resultado desta relação, é mais um importante meio de análise da colaboração cientifica nas diversas áreas do conhecimento. Neste trabalho, são utilizados os dados de orientações e supervisões de pós-graduação provenientes dos currículos Lattes, dos principais orientadores que atuam na grande área Engenharias, com o objetivo de se obter uma visão geral do processo de orientação deste conjunto, e ainda, produzir árvores genealógicas acadêmicas, onde é possível verificar como o conhecimento tem se propagado nas diversas áreas da engenharia.
Downloads
Referências
ALVES, A. D.; YANASSE, H. H.; SOMA, N. Y. LattesMiner: uma linguagem de domínio específico para extração automática de informações da Plataforma Lattes. XII Workshop de Computação Aplicada - WORCAP, 2011a. p.6.
______. Perfil dos Bolsistas PQ das Áreas de Engenharia de Produção e de Transportes do CNPq: Enfoque na Subárea de Pesquisa Operacional. XLIII Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional, 2011b. p.12.
______. SUCUPIRA: um Sistema de Extração de Informações da Plataforma Lattes para Identificação de Redes Sociais Acadêmicas. Actas da 6ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação - CISTI, 2011c. p.371- 376.
CNPQ. Sobre a plataforma Lattes. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, 2016. Disponível em: < http://lattes.cnpq.br/ >. Acesso em: 2016-07-18.
DELGADO, K. V. et al. Análise Comparativa da Produtividade dos Pares Orientador-Orientado em Ciência da Computação. Revista Eletrônica de Sistemas de Informação ISSN 1677-3071 doi: 10.5329/RESI, v. 14, 2015.
DIAS, T. M. R.; MOITA, G. F. Extração e Modelagem de Redes de Colaboração Científica. Conferência IADIS Ibero-Americana WWW/Internet, 2013.
DIAS, T. M. R. et al. Identificação e Caracterização de Redes Científicas de Dados Curriculares. iSys-Revista Brasileira de Sistemas de Informação, v. 7, n. 3, p. 5-18, 2014. ISSN 1984-2902.
DIAS, T. M. R. et al. Modelagem e Caracterização de Redes Científicas: Um Estudo Sobre a Plataforma Lattes. BRASNAM - II Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining, 2013. p.10-20.
DIGIAMPIETRI, L. A. et al. Minerando e Caracterizando Dados de Currículos Lattes. I Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining (BrasNAM), 2012. p.12.
FERREIRA, L. M.; FURTADO, F.; SILVEIRA, T. S. Relação Orientador-Orientando. O Conhecimento Multiplicador. Acta Cirúrgica Brasileira, v. 24, p. 170-172, 2009.
LEITE FILHO, G. A.; MARTINS, G. D. A. Relação orientador-orientando e suas influências na elaboração de teses e dissertações. Revista de Administração de Empresas, v. 46, p. 99-109, 2006.
MENA-CHALCO, J. P.; CESAR-JR, R. M. Prospecção de dados acadêmicos de currículos Lattes através de Scriptlattes. Hayashi, MCPI; Mugnaini, RM; Hayashi, CR M.(Orgs.). Bibliometria e Cientometria: reflexões teóricas e interfaces. São Carlos: Pedro e João, p. 109-128, 2013.
MENA-CHALCO, J. P.; DIGIAMPIETRI, L. A.; CESAR-JR, R. M. Caracterizando as redes de coautoria de currículos Lattes. BraSNAM - Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining, 2012. p.12.
MIYAHARA, E. K.; MENA-CHALCO, J. P.; CESAR-JR, R. M. Genealogia Acadêmica Lattes. Instituto de Matemática e Estatística. São Paulo. 2011
MOREIRA, T. H. J. et al. Genealogia Científica: Uma Análise Hierárquica De Pesquisadores Orientadores. Proceedings of the XI SIMMEC (Simpósio de Mecânica Computacional), Juiz de Fora, MG, Brazil, 2014. p.9.
ROSSI, L.; MENA-CHALCO, J. P. Ãndice-h genealógico expandido: Uma medida de impacto em grafos de orientação acadêmica. IV Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining (BraSNAM 2015), 2015. p.12.
SUGIMOTO, C. R. Academic genealogy. MIT Press, 2014. 365-382 ISBN 9780262323277.
TUESTA, E. F. et al. Análise temporal da relação orientador-orientado: um estudo de caso sobre a produtividade dos pesquisadores doutores da área de Ciência da Computação. Proceedings of the Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining (BraSNAM), 2012. p.11.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.