COMPARAÇÃO ENTRE FROTA HOMOGÊNEA E HETEROGÊNEA EM PROBLEMAS DE ROTEAMENTO DE VEÍCULOS CAPACITADOS
DOI:
https://doi.org/10.26512/ripe.v2i10.21724Palavras-chave:
Roteamento de veículos capacitados. Otimização. Frota heterogênea. Frota homogênea.Resumo
Este trabalho apresenta a comparação entre frota homogênea e heterogênea em problemas de roteamento de veículos capacitados com o objetivo de minimizar o custo de transporte utilizando algoritmo exato, em linguagem de programação linear inteira mista, levando em consideração a variação da taxa de consumo de combustível na função objetivo. O modelo computacional foi desenvolvido em linguagem de programação GUSEK e foi utilizado o solver GLPK. Foram testadas instâncias com duas frotas, homogênea e heterogênea, e 5 grafos diferentes. Os resultados mostraram que a frota heterogênea apresentou menor custo de transporte, com exceção de um caso particular em que a quantidade de pontos a visitar é igual ao número de veículos e a demanda é igual à capacidade de carregamento dos veículos. Conclui-se que para o caso geral estudado a frota
heterogênea fornece menor custo de transporte e a economia em relação a utilização de frota homogênea é maior a medida que o número de pontos a serem visitados aumenta.
Downloads
Referências
Bittencourt, G. C. D, 2012. Problema de roteamento de veículos capacitados (PRVC): solução manual x busca dispersa. Congresso Latino-Iberoamericano de Investigatión Operativa ”“ CLAIO. Simpósio Brasileiro de pesquisa Operacional ”“ SBPO: Rio de Janeiro.
Goldbarg, M. C. & Luna, H. P. L, 2000. Otimização combinatória e programação linear: modelos e algoritmos. Rio de Janeiro, Elsevier.
Oliveira, R. A. D. C. & Delgado, K. V, 2015. Sistemas para roteamento de veículos capacitados aplicando Métodos de Monte Carlo. Braziliam Symposium on Information System. Goiânia.
Pinheiro, D. H, 2013. Desenvolvimento de um algoritmo de otimização de consumo de combustível para o problema de roteamento de veículos capacitados. Monografia - Graduação em Ciências da Computação - Universidade Federal de Lavras.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.