COMPARAÇÃO ENTRE FROTA HOMOGÊNEA E HETEROGÊNEA EM PROBLEMAS DE ROTEAMENTO DE VEÍCULOS CAPACITADOS

Autores

  • Rosiana da Silva Lopes
  • Danilo César Rodrigues Azevedo
  • Ricardo Poley Martins Ferreira
  • Fabrício José Pacheco Pujatti

DOI:

https://doi.org/10.26512/ripe.v2i10.21724

Palavras-chave:

Roteamento de veículos capacitados. Otimização. Frota heterogênea. Frota homogênea.

Resumo

Este trabalho apresenta a comparação entre frota homogênea e heterogênea em problemas de roteamento de veículos capacitados com o objetivo de minimizar o custo de transporte utilizando algoritmo exato, em linguagem de programação linear inteira mista, levando em consideração a variação da taxa de consumo de combustível na função objetivo. O modelo computacional foi desenvolvido em linguagem de programação GUSEK e foi utilizado o solver GLPK. Foram testadas instâncias com duas frotas, homogênea e heterogênea, e 5 grafos diferentes. Os resultados mostraram que a frota heterogênea apresentou menor custo de transporte, com exceção de um caso particular em que a quantidade de pontos a visitar é igual ao número de veículos e a demanda é igual à capacidade de carregamento dos veículos. Conclui-se que para o caso geral estudado a frota
heterogênea fornece menor custo de transporte e a economia em relação a utilização de frota homogênea é maior a medida que o número de pontos a serem visitados aumenta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Bittencourt, G. C. D, 2012. Problema de roteamento de veículos capacitados (PRVC): solução manual x busca dispersa. Congresso Latino-Iberoamericano de Investigatión Operativa ”“ CLAIO. Simpósio Brasileiro de pesquisa Operacional ”“ SBPO: Rio de Janeiro.

Goldbarg, M. C. & Luna, H. P. L, 2000. Otimização combinatória e programação linear: modelos e algoritmos. Rio de Janeiro, Elsevier.

Oliveira, R. A. D. C. & Delgado, K. V, 2015. Sistemas para roteamento de veículos capacitados aplicando Métodos de Monte Carlo. Braziliam Symposium on Information System. Goiânia.

Pinheiro, D. H, 2013. Desenvolvimento de um algoritmo de otimização de consumo de combustível para o problema de roteamento de veículos capacitados. Monografia - Graduação em Ciências da Computação - Universidade Federal de Lavras.

Downloads

Publicado

2017-01-25

Como Citar

Lopes, R. da S., Azevedo, D. C. R., Ferreira, R. P. M., & Pujatti, F. J. P. (2017). COMPARAÇÃO ENTRE FROTA HOMOGÊNEA E HETEROGÊNEA EM PROBLEMAS DE ROTEAMENTO DE VEÍCULOS CAPACITADOS. Revista Interdisciplinar De Pesquisa Em Engenharia, 2(10), 13–18. https://doi.org/10.26512/ripe.v2i10.21724